PUB
Praia Seca 2019
Sexta-feira, Novembro 15, 2019

Caro leitor,

Foi inaugurada, no passado dia 27 de Outubro, a primeira fase do Parque de lazer da Praia Seca. Aliada a esta inauguração foi realizado o convívio da freguesia. Com estes dois propósitos a adesão dos Taipenses foi muito forte o que demonstra que quando se identificam com as causas dizem presente!

No que diz respeito ao Parque de Lazer da Praia Seca devo dizer que a intervenção efetuada dignifica aquele espaço e todo o sentimento de pertença que os Taipenses nutrem por aquele local e onde todos, dos mais velhos aos mais novos, têm histórias de vida. Foi possível criar condições de acesso ao rio para uso balnear com melhores condições, a criação de uma zona de lazer com churrasqueira e mesas para piqueniques e ainda a requalificação da rua, que com o seu alargamento e criação de zona de estacionamento permite uma fácil circulação no local.

Mas o que quero valorizar aqui é tudo o que ficou assumido pelos vários responsáveis presentes (Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Agência Portuguesa do Ambiente) para o futuro daquele espaço e a sua ligação ao Parque das Taipas e por consequência à Vila em si. Como já tive oportunidade de escrever neste espaço a circulação pelas margens do Ave é fundamental para que todos os outros problemas que ainda existem possam ser de mais rápida resolução pois seremos muitos mais, no futuro, a denunciar tudo o que possamos ver de irregular com o nosso rio. Os prevaricadores terão menos margem para a continuação das suas ações de poluição do rio, pois serão muito mais vigiados.

O objetivo da Praia Seca ser a primeira Praia Fluvial do Concelho classificada como tal é um objetivo ambicioso mas confio plenamente nas pessoas que estão a liderar o processo para que possa ser uma realidade.

Um orgulho também, o trabalho realizado por todos os estabelecimentos de ensino da freguesia e pela Brigada Verde. Foram cinco as bandeiras Eco-Escolas e ainda a bandeira de Eco-Freguesia que serviram de pano de fundo à cerimónia mais formal do dia. Quando há cooperação e todos seguem o mesmo caminho é possível atingir os objetivos.

Em relação ao convívio da freguesia, devo dizer que o foi no verdadeiro sentido da palavra! Foi um convívio bonito, com os Taipenses em amena cavaqueira entre si, muitos a relembrar outros tempos passados naquele espaço e com o Grupo de Cantares da Vila e o Grupo doa Amigos dos Reis das Taipas a animarem os presentes.

Taipas merece e depois da casa arrumada e da preparação dos projetos seguimos com as concretizações!