PUB
População debate a zona de Couros no âmbito do Bairro C
População debate a zona de Couros no âmbito do Bairro C
Segunda-feira, Agosto 31, 2020

No próximo dia 12 de setembro terá lugar o evento “Descouraçar”, uma iniciativa no âmbito do projeto cultural do município Bairro C, na qual se irá debater a zona de Couros com a participação da população. O evento contempla uma visita performativa, com momentos artísticos, musicais e gastronómicos; e haverá ainda instalação multimédia nos Tanques de Couros e cinema ao ar livre.

A visita performativa será “desenhada e participada pela população, assinalando pontos estratégicos que sublinhem o potencial imaterial e humano da zona de Couros. Terá momentos iminentemente artísticos: apontamentos musicais, performances ou momentos gastronómicos encenados, criando uma relação com o território e construir um baralho de cartas que permita “jogar”, confrontar, refletir e debater ansiedades, problemas, desejos, virtudes e ambições”, explica a Câmara Municipal de Guimarães.

Na mesma nota enviada à imprensa, o município dá conta que “a visita termina com um debate, a fim de refletir, debater e sintetizar os problemas, desafios e oportunidades deste lugar, identificados no processo. O debate contará com uma moderação informal, mas sustentada em ferramentas e dinâmicas que orientem a discussão, a partir do baralho de cartas criado, e definir num conjunto de linhas de força que devem integrar o pensamento holístico de transformação de Couros”.

Ainda no âmbito do projeto Bairro C, será realizada uma mostra de cinema (Rewind & Play) que contará com quatro sessões em lugares diferentes, e entre 5 de setembro e 25 de outubro estará patente o evento designado por “Encontro Expansão”, uma intervenção multimédia proposta para os Tanques de Couros.