PUB
Ponte pretende ligar parques de lazer com passagem subterrânea no âmbito da Ecovia
Ponte pretende ligar parques de lazer com passagem subterrânea no âmbito da Ecovia
Quinta-feira, Janeiro 14, 2021

A Junta de Freguesia de Ponte pretende fazer uma ligação entre os dois parques de lazer da vila no âmbito da execução da Ecovia do Ave. A solução passa por criar uma espécie de túnel por baixo da Estrada Nacional 101 junto à ponte que faz a ligação entre as Taipas e Ponte.

Esta passagem não está contemplada na proposta de percurso apresentada esta semana pelo município vimaranense. Na apresentação Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ponte, fez uma intervenção demonstrando precisamente o interesse em que os dois parques da vila que lidera estejam interligados.

A solução encontrada passa pela colocação de uma estrutura pré-fabricada. “Já foi comunicado com a Infraestruturas de Portugal e neste momento esta questão está à espera do projeto de execução que é exigido mesmo estando a falar de uma estrutura pré-fabricada. Trata-se de uma intervenção que se faz num dia”, refere Sérgio Castro Rocha ao Reflexo.

Este processo está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, sendo que o orçamento para a colocação desta passagem deverá rondar os 11 mil euros. “Beneficia a passagem de um parque para o outro, é muito mais cómodo e mesmo nas cheias resolve um problema”, aponta Sérgio Castro Rocha.

A passagem subterrânea está projetada para ser feita debaixo da passadeira existente na Estrada Nacional 101, garantindo assim os requisitos técnicos necessários, nomeadamente a distância mínima para as fundações da ponte.