PUB
Ponte aprova Condecoração de Honra ao Presidente da Câmara com abstenção da CDU e do PS
Ponte aprova Condecoração de Honra ao Presidente da Câmara com abstenção da CDU e do PS
Alfredo Oliveira
Segunda-feira, Maio 8, 2017

Sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Ponte atribuiu condecoração Domingos Bragança, pelo contributo dado ao desenvolvimento da vila. A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção do PS e da CDU.

A Assembleia de Freguesia de Ponte de 28 de abril ficou marcada pela aprovação da Condecoração de Honra ao Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e por uma recomendação da Assembleia de Freguesia para a atribuição do topónimo “Artur do Montinho” ao novo arruamento de ligação da Rua do Monte da Ínsua ao Centro Escolar de Ponte.

No período antes da ordem do dia, Daniela Caldas, eleita pela coligação Juntos por Guimarães (JpG), enalteceu as obras que o executivo tem levado a cabo, designadamente a requalificação do Centro Cívico, da Rua Reitor Francisco José Ribeiro e da área envolvente à EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso.

Daniel Salazar, eleito pela CDU, fez uma referência ao 25 de Abril tendo, para o efeito, recorrido a uma citação de Ary dos Santos.

Para conclusão do período antes da ordem do dia, Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Freguesia destacou a reabertura do caminho de Fonte Cova e o alargamento da fachada da Quinta dos Cascos como obras importantes para o bem-estar da população de Ponte. Por último, disse sentir orgulho na atribuição, à Junta de Freguesia, do Eco-Freguesias XXI – prémio nacional que pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de sustentabilidade local nas vertentes social, económica e ambiental.

Já no período respeitante à atividade e situação financeira da Junta de Freguesia, Paula Caldas, eleita pela coligação JpG, elogiou o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia, tendo dado conta das iniciativas que ao nível cultural, social e de emprego forma tomadas pelo executivo no período em análise. Também Daniel Salazar evidenciou o trabalho do executivo designadamente com a recente instalação de moloks na freguesia, o reforço da iluminação pública e o restauro do património.

Na sequência, a Assembleia de Freguesia aprovou, por maioria, o Relatório de Atividades e Prestações de Contas de Gerência de 2016, com os votos a favor dos membros eleitos pela coligação JpG e da CDU e votos contra dos eleitos do PS que apresentaram declaração de voto.

A 1.ª revisão ao Orçamento do ano de 2017 e a 1.ª revisão ao Plano Plurianual de Investimentos do ano de 2017 foram igualmente aprovados por maioria, com votos favor dos membros eleitos pela coligação JpG e da CDU e abstenção do PS. Já a apreciação do inventário dos bens, direitos e obrigações e respetiva avaliação foi aprovada por unanimidade.

Antes de se iniciar o período aberto ao público, foi aprovada, por maioria, com abstenção dos eleitos pelo PS e CDU, a condecoração de Honra da Freguesia de Ponte ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. A este propósito, Miguel Sousa, disse que os membros eleitos pelo PS continuam fiéis aos princípios orientadores relativamente a esta matéria, uma vez que sempre defenderam a necessidade de procurar o maior consenso possível a este respeito. Uma vez mais reforçou não estar em causa a pessoa, assim como nunca estiveram em causa as pessoas e entidades já condecoradas, mas antes o procedimento escolhido pela Junta de Freguesia neste assunto.

Fundamentando a atribuição deste reconhecimento, a Junta de Freguesia de Ponte referiu o trabalho do presidente da Câmara Municipal de Guimarães nos últimos anos para o bem comum da Vila de Ponte, tendo contribuído para o seu crescimento nas mais diversas áreas, criando uma considerável melhoria de vida dos seus concidadãos.