Poiares Maduro debate a “Europa” na Assembleia de Guimarães
Poiares Maduro debate a “Europa” na Assembleia de Guimarães
DR
Sexta-feira, Janeiro 20, 2017

Integrado nos “Colóquios para a Cidade” o ex-ministro e especialista em Direito Europeu e Constitucional irá dar a sua visão sobre a situação que a Europa atravessa nos momentos atuais. A conferência está marcada para a noite de hoje, pela 21h30min, na Assembleia de Guimarães

Miguel Poiares Maduro, recorde-se, foi Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, com a tutela da Comunicação Social, do Desenvolvimento Regional e das Autarquias Locais, durante o XIX Governo Constitucional de Portugal, liderado por Passos Coelho.
No entanto, não será nesta perspetiva que estará presente neste terceiro ciclo de conferências promovido pelo grupo informal “Colóquios para a Cidade”.

O moderador do debate de logo à noite, Francisco Brito, faz questão de frisar isso mesmo e destaca o caminho académico europeu percorrido por Poiares Maduro: “Sendo licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1990), fez o seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu (1996), onde foi professor de Direito e diretor do Global Governance Programme, antes de assumir funções governativas. Foi ainda advogado geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias (2003-2009)”.

Francisco Brito refere que este novo ciclo de conferências intitulado “Europa”, tal como os dois anteriores (“40 anos de Abril – pontes para o futuro” e “Regiões e desenvolvimento regional”) se justifica pela pertinência da temática: “Os problemas que são vividos no nosso continente exigem uma abordagem de fundo e teremos, neste e nos próximos debates, personalidades que vão trazer profundidade à discussão dessa temática”. Tal como em anteriores sessões, depois da apresentação do convidado será aberto um tempo para que os presentes possam colocar as suas questões.