PUB
Passado, presente e futuro do Exército na cerimónia militar em Guimarães
Passado, presente e futuro do Exército na cerimónia militar em Guimarães
DR
Sábado, Outubro 27, 2018

O ponto alto das comemorações do Dia do Exército, que estão a decorrer em Guimarães, será ‪este domingo, 28 de outubro, com a realização da Cerimónia Militar no Campo de São Mamede, a partir das ‪12h00.

Esta iniciativa, aberta ao público, promete assinalar uma mensagem especial em relação à história, ao presente e também ao futuro do Exército Português.

Segundo o chefe do Comando das Forças Terrestres, Coronel Rui Ferreira, “não há melhor sítio do que Guimarães para demonstrar a função do Exército, assente na sua história, no presente e também na projeção do futuro”. Serão demonstradas as capacidades do Exército Português, ao entrarem no Campo de S. Mamede pela ordem normal que é utilizada na sequência de uma campanha, salientou o Coronel Rui Ferreira.

A primeira Força de Combate a desfilar será a das Informações e Reconhecimento, seguida das Forças dos Fogos de Preparação, Forças de Infantaria e Viaturas Blindadas, Tropas Especiais, Forças de Proteção, Forças de Apoio de Serviço, completando, desta forma, o Comando de Missão. Segue-se, entretanto, a Escola de Sargentos e a Academia Militar.

Nesta cerimónia será ainda apresentado o novo fardamento que o Exército desenvolveu no âmbito das novas tecnologias que será utilizado numa nova missão no Iraque e a nova viatura adquirida pelo Exército, a Uro Vamtac ST5, uma viatura tática ligeira blindada.

A Cerimónia Militar contará com a presença do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.