Os donos da bola estão aqui
Quinta-feira, Maio 16, 2019

O principal campeonato do futebol português termina este fim de semana com um duelo entre duas equipas de Guimarães. No próximo domingo à noite, Moreirense e Vitória defrontam-se em Moreira de Cónegos num jogo de grandes emoções para os dois clubes, principalmente para os seus adeptos, na expetativa de terminarem a Liga entre os cinco primeiros lugares.

São legítimas as aspirações quer do Vitória como do Moreirense. Independentemente do que suceder, o Moreirense já conseguiu a proeza de uma época histórica do ponto de vista desportivo. Já o Vitória garantiu o objetivo do apuramento para as competições europeias. Afigura-se, pois, um grande jogo em perspetiva, tanto no relvado como nas bancadas, com os adeptos vimaranenses a terem mais uma oportunidade de darem o exemplo ao país futebolístico e fazerem do derby a verdadeira festa do futebol.

Ao longo da temporada, Moreirense e Vitória tiveram um desempenho muito semelhante, sendo de enaltecer a resposta dada pela equipa do Moreirense ao intrometer-se na luta pelos primeiros cinco classificados, quando muito poucos estavam à espera. Uma agradável surpresa, sim!

O Vitória teve um momento alto no final da primeira volta, distanciando-se de alguns adversários diretos. Em comum há outro pormenor: o facto de manterem os mesmos treinadores desde a primeira à última jornada. O que nem sempre acontece.

Fruto da afirmação do Moreirense nesta última década, o concelho de Guimarães já se habituou à proeza de ter dois clubes entre os principais do futebol português. Este ano, com a particularidade de ficarem ambos nos primeiros lugares da tabela, algo só comparável a Lisboa, que tem nos lugares cimeiros o Benfica e o Sporting.

Um vimaranense sente orgulho de ter dois emblemas na Liga, lá em cima, entre os melhores. Um vimaranense gosta de estar bem representado. E estivemos. E vamos estar. Na próxima época, em 2019/2020, serão novamente quatro equipas vimaranenses a atuarem nos campeonatos nacionais: Vitória e Moreirense (Liga) e Vitória B e Berço SC (Campeonato de Portugal). Bola prá frente que atrás vem gente…