PUB
Orçamento Participativo de Guimarães já está em marcha
Orçamento Participativo de Guimarães já está em marcha
Quarta-feira, Outubro 9, 2019

Trata-se da 7ª edição de uma iniciativa que permite aos cidadãos vimaranenses apresentarem propostas e participarem ativamente no processo de decisão da Câmara Municipal.

A grande novidade da edição de 2019 do Orçamento Participativo está relacionada com a possibilidades dos cidadãos poderem apresentar propostas imateriais, em todas as áreas de competência da Câmara Municipal de Guimarães.

As propostas podem ser submetidas através do Orçamento Participativo, no período compreendido entre 14 de outubro e 14 de dezembro de 2019. Posem ser apresentadas online ou presencialmente nos serviços do município vimaranense.

Seguem-se as fase de análise técnica das propostas (15 de dezembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020), o período de reclamações (31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2020) e de decisão sobre as reclamações (14  a 21 de fevereiro de 2020). A divulgação da lista final de propostas a votação será de 27 de fevereiro. Depois de conhecidas as propostas, decorrerá a votação online, voto presencial e SMS, de 2 de março a 30 de abril. O anúncio público dos projetos vencedores está previsto ser realizado até 5 de maio de 2020.

Na fase de apresentação de propostas poderão ainda ser realizadas Assembleias Participativas, a fim de proceder a alguns esclarecimentos.

Toda a informação e documentos estão disponíveis na Plataforma OP2019 podendo ainda ser utilizado o endereço eletrónico op@cm-guimaraes.pt e o facebook , para esclarecer todas as dúvidas.