Orçamento Participativo 2018 recebe propostas até dia 4 de maio
Orçamento Participativo 2018 recebe propostas até dia 4 de maio
Terça-feira, Março 13, 2018

Para a sexta edição do Orçamento Participativo de Guimarães é acrescentada uma nova área temática – a Educação. As propostas podem ser entregues desde ontem, num prazo que se estende até ao dia 4 de maio.

Foi aberto o período para a submissão de propostas para a edição de 2018 do Orçamento Participativo. A edição deste ano terá como tema a Educação, a acrescentar aos da Cultura, Ambiente, Sustentabilidade Ambiental e Solidariedade e Voluntariado – áreas que continuam de edições anteriores.

O período para apresentação de propostas é a primeira de oito fases, vigorando até ao dia 4 de maio. Como habitualmente, as propostas poderão ser submetidas através da plataforma online disponibilizada pela Câmara Municipal de Guimarães ou presencialmente, no Balcão Único de Atendimento da autarquia.

Após a apresentação de propostas seguir-se-á um período para validação e análise técnica das propostas. A primeira lista com as propostas que irão a votação será publicada na semana de 16 a 20 de julho, seguindo-se um período de votação. Os resultados finais serão conhecidos já no último trimestre do ano, até 28 de outubro.

Paralelamente e como já vem sendo hábito, decorre também o Orçamento Participativo Escolas, que tem uma tramitação própria, começando por um conjunto de sessões de esclarecimento nas escolas. Aqui, está a decorrer o prazo para a formulação de propostas, até 13 de abril. O anúncio dos vencedores deverá ser publicado até 30 de maio.

Estas serão as 6.ª e 4.ª edições do Orçamento Participativo e do OP Escolas, respetivamente. Para 2018, o executivo municipal aprovou um conjunto de novas regras que introduzem uma distinção de propostas para territórios com mais ou menos de 4000 habitantes. A autarquia dispõem de 500 mil euros para distribuir pelas propostas mais votadas.