Oposição exige afastamento de técnico municipal que terá acompanhado processo da Ecoibéria
Oposição exige afastamento de técnico municipal que terá acompanhado processo da Ecoibéria
Sábado, Junho 24, 2017

A Coligação Juntos por Guimarães exigiu ontem, 23, em conferência de imprensa, o afastamento do arquiteto Filipe Vilas Boas que terá acompanhado o licenciamento do processo da Ecoibéria enquanto técnico da Câmara Municipal e sócio da empresa Outrasformas.

“Exigimos a abertura imediata de um processo disciplinar e de inquérito para apurar tudo o que diz respeito a esta matéria. Defendemos a suspensão preventiva do actual chefe de desenvolvimento económico, por uma questão de credibilidade perante os agentes económicos”, apelou César Teixeira, presidente da concelhia do PSD.

Na base deste repto está uma notícia publicada esta semana no jornal Mais Guimarães, que dá conta que Filipe Vilas Boas, chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães, era também sócio da empresa Outrasformas, que emitiu uma fatura referente ao “acompanhamento técnico em obra” à empresa Ecoibéria-Reciclados Ibéricos, Lda. entre abril e junho de 2015. A empresa, que estava a preparar a sua instalação em Pencelo [entretanto revogada pela autarquia], obteve benefícios fiscais de 50% em impostos municipais por proposta de Filipe Vilas Boas.

Por estar na dependência do vereador Ricardo Costa, o presidente da concelhia social-democrata questiona se Domingos Bragança mantém a confiança política no vereador do Desenvolvimento Económico. Interpelação ratificada por Orlando Coutinho, líder da concelhia do CDS, que disse que “a bem da transparência, há questões que têm de ser esclarecidas”.

O Guimarães Digital escreveu esta sexta-feira que Filipe Vilas Boas pôs o lugar à disposição. Domingos Bragança ordenou ainda a instauração de um inquérito, num despacho de quarta-feira que anuncia ainda a suspensão de funções daquele técnico do cargo de director da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães.