13 agosto 2022 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sabe o que anda a comer?

Ana Menezes
Opinião \ quinta-feira, julho 21, 2022
© Direitos reservados
O rótulo é o “bilhete de identidade” do alimento e tem regras definidas. A declaração nutricional, um dos dados obrigatórios, é importante para que sejam feitas escolhas que protegem a sua saúde.

A informação dos rótulos dos alimentos está definida legalmente, e é o seu “bilhete de identidade”. Há informações obrigatórias e outras facultativas. Uma das informações obrigatórias, na maioria dos produtos, é a declaração nutricional. Estes dados são geralmente apresentados em formato de tabela conforme a Figura 1. Dessa tabela devem constar o valor energético (número de calorias), a quantidade de lípidos e ácidos gordos saturados (gorduras), Hidratos de carbono e açúcares, proteínas e sal. A informação é sempre apresentada por 100ml ou 100gr permitindo uma comparação mais fácil entre os diferentes alimentos.

De forma a ajudar o consumidor, a Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional da Alimentação Saudável, criou o descodificador de rótulos (Figura 2). Assim, de forma rápida e simples, consegue comparar a informação da declaração nutricional do alimento ou bebida devendo optar por alimentos com mais nutrientes na categoria verde e evitar os que têm muitos nutrientes na categoria vermelha.

 

Ao ler a informação nutricional que é apresentada na Figura 1, verifica que essa bebida tem os açúcares na categoria amarela, não devendo ser consumido regularmente. Cada pacote de açúcar servido com o café, em Portugal, tem 5g de açúcar. Em 100ml deste refrigerante temos 2 pacotes de açúcar! Numa lata de 330 ml são mais de 6 pacotes de açúcar.

Na Figura 3 é apresentada uma declaração nutricional de umas bolachas tipo wafer. As gorduras totais, as gorduras saturadas e os açúcares estão todos na categoria vermelha. Cada colher de chá de azeite tem 4g de lípidos. Em 3 bolachas consume o equivalente a colher e meia de chá de azeite.

 

Em várias categorias de alimentos (iogurtes, queijo, fiambre, bolachas) pode e deve comparar a declaração nutricional de forma a moderar o consumo de gorduras e açúcares.

Por fim, fica o desafio para que numa próxima ida ao supermercado faça escolhas mais saudáveis de alimentos com nutrientes na categoria verde.

 

 

Bibliografia

- DGS. Descodificador de rótulos. Acedido a 19 de julho de 2022, em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/.

- Real H. et al. (2017) Rotulagem alimentar: um guia para uma escolha consciente. Coleção E-books APN: nº42, março de 2017. Acedido a 19 de julho de 2022, em https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Rotulagem.pdf.