18 outubro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

COVID 19

Carlos Salazar
Opinião \ quinta-feira, abril 16, 2020
© Direitos reservados
Ao contrário do que possa transparecer das notícias, os casos positivos na nossa área geográfica pertencem aos grupos etários ativos, isto é, ainda em idade de trabalhar.

 

Nestes tempos de incerteza em que nos encontramos, aqui ficam alguns números referentes a esta pandemia, exclusivamente da área geográfica que fazia parte do ex- Centro de Saúde das Taipas (Ponte, Taipas e Ronfe) e que são vigiados pelos respetivos médicos de família. Não estão aqui incluídos os que estão internados ou que são vigiados pela Saúde Pública.

Dos 253 testes realizados, 145 foram negativos e 90 positivos, aguardando o resultado 18 utentes. Dos conhecidos, a percentagem de positividade foi de 38,3%.

Ao contrário do que possa transparecer das notícias, os casos positivos na nossa área geográfica pertencem aos grupos etários ativos, isto é, ainda em idade de trabalhar, sendo que o grupo etário mais representado está na faixa etária dos 51-60 anos com 22 casos.

As mulheres têm 66,3% dos casos positivos.

É sabido, no entanto, que os homens são os que morrem em maior número, por um lado porque as mulheres são, na verdade, o “sexo forte” e por outro lado, pela provável existência de mais fatores de risco nos homens, nomeadamente as doenças associadas ao tabagismo e consumo de álcool.

Prevenção da doença: isolamento social e etiqueta respiratória, como dissemos em artigo anterior.

 

Carlos Salazar | USF de Ronfe | 15 de abril de 2020