PUB
Observação do maior eclipse da lua, nos Banhos Velhos, a partir das 21h10min
Observação do maior eclipse da lua, nos Banhos Velhos, a partir das 21h10min
© Direitos Reservados
Sexta-feira, Julho 27, 2018

O Clube de Astronomia da Escola Secundária de Caldas das Taipas irá acompanhar o maior eclipse lunar do século. A partir das 21h será montado o telescópio para os presentes poderem observar com mais pormenor a “lua vermelha” resultante deste eclipse. No céu, também poderão ser observados Marte, Júpiter e Saturno.

O eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projetar a sua sombra na Lua que atravessa completamente a sombra da Terra.

Hoje, dia 27 de julho, ocorre um eclipse total da Lua, que será o mais longo de todo o século. A Lua ficará completamente tapada durante 1h43min (visível em Portugal durante 1h23min), de acordo com a informação divulgada pelo Observatório Astronómico de Lisboa. Em Caldas das Taipas o máximo do eclipse será atingido pelas 21h22min.

O fenómeno observado no dia de hoje não se vai repetir até pelo menos 2100, de acordo com o mesmo observatório, pois no período em que a Lua vai estar na região mais escura da sombra da Terra, ela não vai desaparecer, vai ficando vermelha.
Esta sessão enquadra-se na programação dos Banhos Velhos e tem o apoio do Ciência Viva.