PUB
Obras de reabilitação do parque arrancam esta segunda-feira
Obras de reabilitação do parque arrancam esta segunda-feira
Alfredo Oliveira
Domingo, Junho 25, 2017

Começam esta segunda-feira, dia 26, as obras de intervenção no parque de lazer de Caldas das Taipas. A sobrelevação e corte do trânsito na parte final da avenida, ficará para uma fase posterior.

Ricardo Costa, presidente da Taipas Termal, refere que o principal objetivo desta intervenção passa pela sua total reorganização: “vamos corrigir diversos aspetos e dar dignidade ao parque que este merece”.

A intervenção, que terá uma duração de 60 dias, está orçada em cerca de 200 mil euros vai implicar uma intervenção nos trilhos pedonais existentes, uma atuação nos canteiros, definir o tipo de plantas e árvores a privilegiar, reorganizar as águas pluviais, tratar da iluminação e rever o imobiliário existente. Tudo isto para dar “uma maior homogeneidade ao parque”, como acrescenta Ricardo Costa.

Desta intervenção resultará ainda a mudança da pétanca para junto do polidesportivo, no sentido de “dar outra vida aos campos de ténis”, como afirmou o presidente da Taipas Termal.

Será de acrescentar que, para já, não irá avançar, uma intervenção de fundo no final da avenida Rosas Guimarães. Estando prevista uma sobrelevação do piso a partir do cruzamento que liga ao Príncipe Parque e a consequente criação de uma nova praça, bem como a proibição da circulação automóvel a partir desse lugar, para já, tudo isto não irá acontecer. Somente será intervencionado o muro onde termina o último canteiro, que será arredondado.

O muro final irá desaparecer e passará a ter uma linguagem idêntica aos outros canteiros, passará a ser redondo.
Este projeto foi pensado para o Mapa 2012, o qual prevê ainda que o material dos passeios ao longo da avenida do parque seja o cubo em granito.
Finalmente, Ricardo Costa referiu ainda a vontade da Câmara Municipal intervir no caminho para os Banhos Velhos e ligar o parque até à praia. Tal não será de imediato, pois pretende-se, principalmente o primeiro (Banhos Velhos), que esteja integrado com a intervenção no centro da vila.