O Rio Ave – Ação
Quarta-feira, Março 13, 2019

Comemora-se, no próximo dia 14 de Março, o DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELOS RIOS. É, segundo instituições ligadas ao tema um dia para “exigir melhoras nas políticas e práticas daqueles que tomam as decisões “. E nós, que temos o grande privilégio de sermos uns felizes contemplados por um dos mais importantes rios do País e o maior recurso hídrico do concelho, não podemos deixar passar o dia em claro quando temos um rio com problemas. Sendo este um tema em cima da mesa da Câmara Municipal com mais incidência a partir do dia 04 de Dezembro de 2015 com a criação do PLANO DE AÇÃO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO AVE previa-se que o tema tivesse avançado com mais força do que aquilo que temos visto. Não foi isso que aconteceu. Por vezes parece esquecido. Já temos ouvido o Presidente de Câmara exigir mais autonomia na gestão dos recursos hídricos, que essa questão é limitativa das suas ações e que a Câmara pouco mais poderá fazer do que alertar os serviços competentes das descargas poluentes que vão surgindo a cada passo. É verdade que têm acontecido com menos regularidade mas existem problemas que persistem, embora as melhorias sejam notórias. E não nos iludamos, este não é um assunto de joguinhos partidários pois se a Câmara pouco pode fazer então os partidos muito menos. Aqui todos temos o mesmo objetivo.

Mas como diz a própria designação, o dia que se comemora no próximo dia 14 de Março é de ação, e é de ação que devemos falar. E, sendo certo que nada podemos fazer a montante e a jusante da nossa Vila temos obrigação de fazer o que estiver ao nosso alcance no trecho em que o rio Ave nos foi confiado pela natureza. E há muito para fazer! Temos para executar o plano de reabilitação das margens, um projeto do Dr. Pedro Teiga, muito elogiado por todos e que já vinha a ser trabalhado pelo anterior executivo, temos o Parque de Lazer da Praia Seca e a passagem pedonal desde aí até ao Parque de Lazer, e mais a jusante a ampliação do Parque de Lazer até às levadas na margem direita do rio. Três projetos que irão devolver o rio aos Taipenses mas que só farão sentido se acompanhado pelas entidades competentes na despoluição do Rio Ave.

Para marcar este dia teremos um conjunto de ações com a coordenação da Brigada Verde de Caldas das Taipas que irão permitir exatamente dar o sinal de partida para as ações que devemos todos assumir no rio que é nosso, que é de TODOS e queremos que seja a cereja no topo do bolo para os Parques de Lazer que floresceram à sua volta e que vão crescer com base nesta ações.

Estas e outras ações serão o caminho a seguir para que o rio Ave possa ser usufruído por TODOS!