PUB
O Caminho certo!
Domingo, Dezembro 20, 2020

Chegado o mês de Dezembro temos sempre várias tradições a cumprir, e uma delas é fazer um balanço do ano. E o balanço que quero fazer nesta crónica é o do trabalho feito pela junta de freguesia neste ano difícil de 2020 que está a acabar.

Na perspetiva política este balanço não pode ser feito sem recuar a 2017 e ver aquelas que foram as promessas eleitorais do Partido Socialista. E são estas que temos de seguir pois foram aquelas em que os Taipenses acreditaram.

Nesse sentido 2020 tem sido um ano em cheio! Um ano repleto de concretizações.

Na rede viária, mesmo sem estar no nosso programa eleitoral, foi possível concretizar as ruas da Lama e do Pedraído. Temos de olhar para o território como um só e criar as mesmas condições fora do centro como as que queremos para a zona urbana. Ainda não está o caminho todo percorrido mas temos esperança de o conseguir ainda em 2021.

A Alameda Rosas Guimarães, talvez a que precisasse de intervenção mais urgente devido à degradação cada vez mais notória dos passeios, está já no terreno e trará aos Taipenses uma renovada avenida de ligação ao Parque de Lazer, com mais comodidade, mais segurança e mais conforto.

O antigo mercado está já muito adiantado e permitirá, esperamos todos, que seja um novo polo de atração social, cultural e turístico na nossa Vila. Devo confessar que estou muito entusiasmado com o conceito daquele local e com o respeito que aquele local está a merecer por parte dos responsáveis da obra. Que seja sempre a nossa Praça!

A obra de requalificação do centro Cívico finalmente avançou. Uma obra que vai modernizar Caldas das Taipas para os próximos 50 anos. Temos visto agora com o início da obra a dimensão da mesma. Vai muito além de uma lavagem de cara e vai permitir a renovação e requalificação também de todas as estruturas do subsolo.

A partir da Praia Seca foi possível começar o trilho ecológico do Ave que, como já disse aqui, tenho esperança chegue às Levadas muito em breve.

Mas se nas obras estamos com toda a força, o mesmo podemos dizer dos serviços da junta de freguesia e da Brigada Verde.

Nunca, mas mesmo nunca, tivemos os nossos parques tão bem cuidados. A freguesia assumiu a gestão dos 4 parques. Parque de Lazer, Camélias, Quintã e Praia Seca e a partir daí foi possível ter a autonomia que permite um tratamento de maior proximidade sem depender dos serviços camarários. E tem sido um trabalho extraordinário dos colaboradores da junta de freguesia.

Na limpeza de bermas temos toda a freguesia sempre limpa e cuidada. Mesmo com a exigência de 3 a 4 limpezas por ano devido à adesão da freguesia ao grupo daquelas que não usam qualquer pesticida para o controlo de ervas.

Os nossos espaços verdes, cada vez mais devido ao TAIPAS A FLORIR, estão cuidados e caminhamos a passos largos para o nosso ideal de Vila jardim.

Mas o que também ansiámos é que chegue 2021 e com ele mais uma onda de concretizações. Todas daquelas que prometemos aos Taipenses. Destaco duas que são de grande importância: a rotunda de Bouçós/Rabata e a Casa Mortuária.

Duas obras que têm já todo o processo adiantado e que em 2021 serão uma realidade.

Mas a cereja no topo do bolo será quando conseguirmos que a Praia Seca seja a primeira Praia Fluvial classificada do concelho de Guimarães.

 

Desejo a todos os leitores do Reflexo um FELIZ NATAL e um 2021 cheio de alegria!