PUB
Núcleo de Estudos 25 de abril promove atividades digitais para celebrar revolução dos cravos
Núcleo de Estudos 25 de abril promove atividades digitais para celebrar revolução dos cravos
Reflexo
Terça-feira, Abril 21, 2020

O Núcleo de Estudos 25 de abril (NE25A) vai celebrar a revolução dos cravos através da realização de algumas atividades de caráter digital. O tempo é de exceção, mas a democracia não está suspensa, refere o NE25A, pelo que é esta a forma encontrada para assinalar esta data atendendo à pandemia Covid-19.

Assim, a partir de sexta-feira, 24 de abril, a página de facebook será dinamizada com a colocação de vários vídeos das edições do espetáculo “Vozes em Liberdade”, um evento já tradicional das celebrações do NE25.

No dia 25 de abril serão publicados textos originais de amigos e colaboradores do NE25A, sobre a Liberdade; desde António Sampaio da Nóvoa, Vasco Lourenço, Sousa e Castro, Ana Benavente, Santana Castilho, Paulo Morais, José Ribeiro Castro, Álvaro Vasconcelos, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Rui Trindade, Ariana Cosme e de vários dos elementos femininos do NE25A.

Recorde-se que o tema deste ano das celebrações do NE25A seria “Abril no feminino”, seguindo-se um pouco dessa intenção nas iniciativas digitais que serão promovidas.

Ainda no sábado, 25 de abril, será publicado o novo site produzido pelo Grupo de Estágio de História da Escola Secundária das Taipas, com trabalhos das turmas 11 LH1 e 11 LH2, sobre o papel das mulheres na luta contra o Fascismo. Esta iniciativa baseia-se em mais uma proposta do NE25A sobre a temática “abril no feminino”

Pelas 18horas um representante do NE25A participará no debate organizado pelo Fórum Demos, intitulado “Os valores de abril face à pandemia”. Este debate será transmitido em direto, no YouTube.

“Em liberdade a esperança é sempre um fator de mudança; por isso para o ano cá estaremos com a força e a vontade que nos caracterizam”, aponta o NE25 como mensagem de esperança, olhando desde já para as celebrações do próximo ano.