PUB
Novo modelo do projeto Excentricidade foi apresentado
Novo modelo do projeto Excentricidade foi apresentado
DR
Quarta-feira, Fevereiro 20, 2019

O novo formato apresentará duas linhas programáticas distintas com residências artísticas e produtos culturais profissionais. Nas freguesias envolvidas as iniciativas passam a realizar-se de dois em dois meses.

“A cultura continua a ser uma aposta forte para Guimarães e para todo o território e o projeto Excentricidade revela que houve mais 21 mil pessoas no concelho a ter acesso à cultura”, referiu a vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, na apresentação do novo modelo do projeto Excentricidade, realizada na passada 3ª feira.

A principal aposta, já a partir de março, passa pela criação de residências artísticas com a finalidade de um trabalho em conjunto com as pessoas, onde “o objetivo é deixar marca na comunidade”, sublinhou ainda Adelina Pinto.

Este novo modelo de intervenção cultural nas freguesias do concelho de Guimarães pretende um compromisso cada vez maior com as freguesias. Terá por base a criação de residências artísticas para envolver a comunidade e ainda a aposta em produtos culturais profissionais. Para além das 9 freguesias habituais onde passa a programação, serão implementadas “sinergias territoriais” por forma a realizar espetáculos conjuntos e contemplar novas freguesias, de forma rotativa.

As iniciativas passarão a realizar-se de dois em dois meses em cada uma das freguesia parceiras, seguindo uma calendarização em que nos meses ímpares serão realizadas nas freguesias de Caldelas, Ronfe, Moreira de Cónegos, Brito e São Torcato e nos pares nas de Selho S. Jorge, Barco, Ponte, UF Briteiros Stª Leocádia e Briteiros S. Salvador.

O projeto Excentricidade é promovido pelo Município de Guimarães, envolvendo as Juntas de Freguesia e Rede de Parceiros e, desde 2015, já levou às freguesias envolvidas mais de 250 espetáculos (50% música, 35% cinema e 15% teatro), com mais de 1500 artistas e mais de 50 parceiros, abrangendo um número de espetadores acima dos 21 mil.