PUB
Novo acesso pedonal junto à Escola Básica das Taipas não tem iluminação
Novo acesso pedonal junto à Escola Básica das Taipas não tem iluminação
Bruno José Ferreira
Terça-feira, Fevereiro 18, 2020

O novo arruamento que foi construído paralelamente à Escola Básica das Taipas, fazendo a ligação entre a Estrada Nacional 310 e a Rua Professor Manuel José Pereira, não tem qualquer tipo de iluminação e assim permanece há sensivelmente oito meses.

Por não ter iluminação, o referido arruamento, um acesso pedonal que foi construído numa das laterais do estabelecimento de ensino, torna-se um acesso pouco ou nada utilizado quando escasseia a iluminação natural.

Tal situação foi reportada ao Reflexo, que falou com moradores das redondezas do referido acesso pedonal, confirmando a situação. “De dia ainda é utilizado, e é até bastante útil para chegar mais rapidamente ao centro, mas de noite é complicado”, relata uma das moradoras.

“Até várias pessoas que costumam caminhar por esta zona, na primeira passagem, ainda de dia, atravessam este carreiro, mas quando começa a ficar escuro já preferem ir à volta, junto à estrada”, explica a referida moradora, que prefere não ser identificada, mas garante que à noite não atravessa o novo corte que foi criado.

O Reflexo contactou a escola, sendo que o diretor do Agrupamento de Escolas das Taipas, João Montes, deu conta que “não se trata de uma responsabilidade da escola”, acrescentando, no entanto, que tal “nunca foi reportado por alunos ou encarregados de educação, até porque a escola não tem horários pós-laborais, o que leva a que esse problema não se ponha”.

A Junta de Freguesia de Caldelas foi também contactada pelo nosso jornal, que não obteve qualquer resposta. Recorde-se que a Escola Básica das Taipas foi inaugurada no dia 24 de junho de 2019, há sensivelmente oito meses, altura em que também este novo acesso foi criado. A obra envolveu um investimento na ordem dos nove milhões de euros.