PUB
Nova fase do Programa MIT Portugal apresentada esta sexta-feira em Guimarães
Nova fase do Programa MIT Portugal apresentada esta sexta-feira em Guimarães
DR
Quinta-feira, Fevereiro 15, 2018

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, está na sexta-feira, dia 16, na Universidade do Minho, em Guimarães, para participar no simpósio “MIT e Portugal nos desafios do planeta e da sociedade”. Iniciativa conta ainda com o presidente da FCT, o diretor do Programa MIT Portugal e a antiga vice-presidente da NASA.

Este programa, que entra agora na sua terceira fase, resulta de uma parceria entre várias instituições de ensino superior, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e diversas empresas de referência. Foi criado em 2006 com o objetivo de fortalecer a base de conhecimento do país, o empreendedorismo de origem científica e a competitividade internacional através de investimentos estratégicos em pessoas, conhecimentos e ideias inovadoras. Neste âmbito, já ingressaram nas academias nacionais cerca de 1100 estudantes, foram criadas mais de 20 empresas por docentes e alunos do programa e financiados inúmeros projetos em ligação com a indústria e com foco no desenvolvimento sustentável.

O simpósio inicia às 9h15, no auditório 0.20 da Escola de Engenharia, no campus de Azurém, com a intervenção do professor catedrático António Cunha, que vai fazer um balanço dos últimos dez anos de parceria e perspetivar esta nova fase do programa. Segue-se a mesa redonda “Space, Sea, Climate & Data Science: Contribution to Atlantic International Research Center”, lançada por Dava Newman, antiga vice-presidente da NASA e docente de Aero/Astronáutica e Sistemas de Engenharia no MIT. Às 11h30 é abordado o tema “Interacting with Personal Fabrication Machines”, por Stefanie Mueller, uma das 30 jovens cientistas mais influentes do mundo, segundo a revista Forbes.

O debate regressa no início da tarde com o investigador John Fernandez, do MIT, a falar sobre cidades sustentáveis. Destacam-se também, a partir das 16h00, os discursos do diretor do programa MIT-Portugal, Pedro Arezes, também catedrático da UMinho, do reitor daquela instituição, Rui Vieira de Castro, do ministro Manuel Heitor, e do presidente da FCT, Paulo Ferrão. O programa conta ainda com oradores das universidades de Lisboa, Nova de Lisboa, Porto e Coimbra, do Instituto Politécnico do Porto, da Câmara Municipal de Lisboa, bem como das empresas Bosch Car Multimédia, Efacec, Tekever, Edisoft e DSTelecom.