PUB
Nova Direção da Escola Secundária quer estabelecer laços com a comunidade
Nova Direção da Escola Secundária quer estabelecer laços com a comunidade
Paulo Dumas
Quinta-feira, Julho 26, 2018

Após não ter sido possível eleger o diretor para a Escola Secundária de Caldas das Taipas, coube à DGEstE indicar um nome para uma comissão provisória para o próximo ano letivo. Agostinho Guedes foi o nome apontado e que já está mandatado como diretor.

Tomou posse no passado dia 24 de julho a equipa que irá dirigir a Escola Secundária de Caldas das Taipas durante o próximo ano. Trata-se de uma solução administrativa encontrada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, depois de o Conselho Geral da escola não ter conseguido eleger o sucessor de José Augusto Araújo.

Agostinho Guedes é o terceiro diretor da escola, presidindo à Comissão Administrativa Provisória, que deverá criar, no próximo ano, as condições para a eleição de um novo diretor.

Esta não é uma situação nova já que também na escola onde anteriormente ocupava o cargo, em Vila Nova de Gaia, começou por administrar a escola numa situação provisória, em condições muito semelhantes às que encontrou com a vinda para Caldas das Taipas.

O professor de Francês-Português tem 34 anos ao serviço da Educação, dos quais 20 dedicados à gestão escolar. Já em cargos de direção passou pela escola de Lordelo, no concelho de Paredes, ainda no tempo dos conselhos diretivos.

Numa primeira impressão Agostinho Guedes anotou que tal como a escola Inês de Castro, que dirigiu anteriormente, a Secundária das Taipas está equipada com excelentes condições e acredita que isso poderá ser a base para o desenvolvimento de um bom trabalho por parte das pessoas que aí trabalham.

O novo diretor não conhecia a escola, apesar de ter contactado e trabalhado com o anterior diretor José Augusto Araújo, no âmbito dos trabalhos promovidos pelo ministério. Ainda não teve oportunidade de sair da escola para conhecer a vila e as suas instituições, com quem a nova equipa da Direção espera poder reunir nos próximos dias.

Consigo na direção Agostinho Guedes traz dois colegas que o acompanharão na equipa diretiva. José Cardoso (à direita na foto), será vice-presidente e Mário Esteves Alves (à esquerda) passará a ser o responsável pela área pedagógica.

No imediato Agostinho Guedes quer conhecer os professores com responsabilidades nos vários órgãos da escola. Haverá um momento em que procurará perceber qual a tradição no funcionamento deste equipamento escolar, como forma de contextualizar o que vem sendo feito.

O contacto com a comunidade será para valorizar no próximo ano e proximamente dará início a uma agenda de contactos institucionais no sentido de apresentar a nova equipa. No início do próximo ano será feita uma reunião geral com os alunos e toda a comunidade escolar.

Agostinho Guedes diz que ainda é cedo para saber se daqui a um ano estará em condições para se candidatar à Direção, para quatro anos de mandato. A Comissão Administrativa Provisória que dirige tem uma mandato de apenas um ano, após o qual deverá ser iniciado o processo de eleição para uma nova equipa diretiva.

A entrevista com Agostinho Guedes, diretor da Escola Secundária de Caldas das Taipas, poderá ser lida na íntegra na próxima edição do jornal Reflexo, nas bancas a partir de quarta-feira, 5 de agosto.