PUB
Nelson Felgueiras estreou-se na vereação municipal
Nelson Felgueiras estreou-se na vereação municipal
Alfredo Oliveira
Segunda-feira, Dezembro 23, 2019

A estreia do taipense Nelson Felgueiras foi uma das notas de destaque da reunião ordinária da Câmara Municipal de Guimarães realizada esta segunda-feira, 23 de dezembro. Nelson Felgueiras substituiu o vereador Fernando Seara de Sá, que solicitou a suspensão temporária do seu mandato.

Este cenário ganhou forma devido à impossibilidade de Domingos Bragança votar o décimo-segundo ponto que esteve em deliberação, situação similar à do vereador Seara de Sá, o que levava a que a maioria socialista pudesse estar em causa na votação de um recurso hierárquico referente à área do urbanismo. Assim sendo, Nelson Felgueiras, presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista, estreou-se na vereação municipal.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, referiu, à margem da reunião, que a presença de Nelson Felgueiras aconteceu dentro do quadro legal.

“A presença do vereador Nelson Felgueiras aconteceu dentro do quadro legal, para substituir a ausência do vereador Seara de Sá. Mais do que isso, é expressão democrática dos vimaranenses que nos deram maioria para governar. Está relacionado também com a proposta número doze desta reunião de câmara, porque a lei determina um conjunto de incompatibilidades e, neste caso, Seara de Sá, vereador do urbanismo, tinha uma incompatibilidade e o processo passou formalmente para a minha responsabilidade. Como houve um recurso hierárquico, não pode ser votado por quem tenha intervenção no processo”, disse Domingos Bragança.

Na mesma reunião municipal foi ainda aprovado por unanimidade o reembolso de vinte por cento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos bombeiros voluntários do concelho de Guimarães, nos quais se inclui a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas.