NE 25 de Abril apresenta programa dos 44 anos de Abril
NE 25 de Abril apresenta programa dos 44 anos de Abril
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Abril 5, 2018

O Núcleo de Estudos 25 de Abril foi criado em setembro de 2009 e tem como lema “A Liberdade é um estilo de vida”.

São cinco as grandes iniciativas promovidas pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril (NE25A) para as comemorações dos 44 anos da Revolução dos Cravos. O debate “Abril: ontem, hoje e sempre” marca o arranque dessas comemorações, seguindo-se uma sessão de leitura pública, “Livre como um livro”, a 22 de abril. A sétima edição do “Vozes em Liberdade” está marcada para o dia 24 e, para maio, o seminário “Cidadanias, Portugal e o Futuro”, no dia 19, encerrará estas comemorações. Ao longo de todo o mês de abril decorrerá uma exposição de trabalhos dos alunos subordinados ao tema “Liberdade é… Abril”.

A palestra “Abril: ontem, hoje e sempre”, marcada para o dia 20, pelas 21h, na sede da Junta de Freguesia, contará com a presença do Coronel Rui Guimarães (A25A) e do professor Salgado Almeida. Juntos evocarão os tempos da construção da liberdade e da posterior consolidação

A sessão de leitura pública comemorativa da liberdade, com a participação de alunos selecionados pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamentos de Escolas de Briteiros, Arqueólogo Mário Cardoso, Taipas, Afonso Henriques, Professor Abel Salazar (Ronfe), Virgínia Moura, Francisco de Holanda e Escola Secundária de Caldas das Taipas, que foi um dos sucessos do ano passado, regressa a 22 de abril. A sessão “Livre com um Livro” está marcada para a Black Box, da Plataforma das Artes em Guimarães, pelas 16h.

A 24 de abril, pelas 21h30min, para dar “início” ao 25 de Abril, no pavilhão multiusos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, arranca o “Vozes em Liberdade VII”. Neste espetáculo, o Núcleo de Estudos 25 de Abril, preparou um programa musical que contará com a participação dos grupos musicais do AE de Briteiros, AE das Taipas, AE Arqueólogo Mário Cardoso que irão apresentar “covers” de músicas consideradas emblemáticas do período. Como convidados especiais subirão ao palco, para comemorar os ideais de Liberdade e de Democracia os “Smartini” e os “Mustang”.

A sexta edição do seminário “Cidadanias” está marcada para o dia 19 de maio, pelas 9h30min, no auditório da Escola Secundária de Caldas das Taipas. Para esta edição, o tema escolhido pelo NE25A é “Portugal e o Futuro”, porta de entrada para um debate alargado sobre o futuro de Portugal em contextos diversos. Estão confirmadas as presenças de Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Benavente e Marisa Matias.

Como já foi referido, ao longo de todo o mês de abril, a sede da Junta de Freguesia acolhe a exposição “Liberdade é… Abril”, com trabalhos de alunos de várias escolas do concelho de Guimarães, Vila Nova de Cerveira e Vieira do Minho, sobre os dias do mês de abril.

Leia a versão integral do texto na edição n.º 262 do jornal Reflexo, de Abril de 2018. Disponível nas bancas.