PUB
Aqui Nasceu o Exército Português…
Sexta-feira, Setembro 28, 2018

Guimarães será o “Quartel-General” do Exército Português no mês de outubro, com a realização de uma semana de eventos que vão assinalar a comemoração do “Dia do Exército”. O extenso programa de celebrações ficará marcado pela oferta à cidade da digitalização de seis monumentos em Laser Scanning 3D, concluindo-se no dia 28 de outubro com a realização de uma Cerimónia Militar, onde mais de um milhar de militares vão desfilar no Campo de São Mamede, sob a égide da disciplina, orgulho, espírito de missão e cumprimento do dever.

A partir do dia 20, seremos palco de iniciativas de cariz militar, desportivo, cultural e recreativo, com destaque para a apresentação de livros, exposições patrimoniais, exibições de capacidade militar, um concerto da Orquestra Ligeira do Exército no Largo do Toural, batismos equestres e um espetáculo de equitação no Parque da Cidade, demonstrações cinotécnicas no Largo da Oliveira, subidas em balão de ar quente nos jardins do Castelo e realização de passeios na imponente viatura blindada “PANDUR II 8×8”.

Para Guimarães e para os Vimaranenses, é uma honra e um orgulho receber tão solene celebração. Como defende o Presidente Domingos Bragança, “o Dia do Exército devia ser sempre realizado em Guimarães, pois D. Afonso Henriques é o Patrono do Exército”, numa alusão ao facto da Batalha de S. Mamede, a “Primeira Tarde” de Portugal, invocar a Fundação do País e o seu Rei, D. Afonso Henriques, nome da História que titula uma conferência agendada para o dia 26 de outubro (16h), no Paço dos Duques de Bragança – a “base militar” de um programa de eventos multidisciplinar.

O Dia do Exército será, pois, mais um momento repleto de simbolismo, que deve ser vivido, participado e apreciado por todos os Vimaranenses e estudiosos do Primeiro Rei de Portugal. É também um momento para lembrar que Portugal deve festejar o seu nascimento a 24 de junho. Foi nesta data, em 1128, que tudo começou! Foi aqui que nasceu o Exército Português quando, sob o comando de D. Afonso Henriques, as tropas dos barões portucalenses travam a Batalha de São Mamede e vencem D. Teresa e seus aliados. O que se segue depois é o alargamento do Condado, o assumir de uma estratégia ofensiva que se prolonga por várias gerações e que dá corpo a um país chamado Portugal. Que tem em Guimarães o seu Berço…