PUB
“Museu do Futuro” realiza-se a 7 e 8 de março no CIAJG e na Casa da Memória de Guimarães
“Museu do Futuro” realiza-se a 7 e 8 de março no CIAJG e na Casa da Memória de Guimarães
© Paulo Pacheco
Quinta-feira, Fevereiro 27, 2020

A Oficina organiza no primeiro fim-de-semana de março a iniciativa “Museu do futuro”, que se realiza pela primeira vez, prometendo várias iniciativas para o fim-de-semana no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e na Casa da Memória de Guimarães.

Tânia Dinis apresenta Álbuns da Terra na Casa da Memória, às 11h00 de sábado, sendo esta a primeira proposta. Da parte da tarde, às 15horas, a mesma autora apresenta um projeto sobre intimidade, arquivo de família, documento, relação tempo-imagem-memória, que atravessa diversas perspetivas e campos artísticos, como o da fotografia, o da performance e o do cinema.

Antes disso, às 14horas decorre o Atlas Revisitado, uma oficina de imagem e representação, orientada por Melissa Rodrigues, na icónica Sala da Máscaras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. A partir das 17horas será possível assistir a uma conferência da artista Fernanda Fragateiro que falará sobre as matérias, as metodologias e os processos inerentes ao seu trabalho. Ainda no sábado, ao final da tarde, Gil Mac apresenta uma visita performativa com o nome Pátria que percorre a Casa da Memória a partir das 19horas. .

Da parte da noite inaugura-se Caos e Ritmos no CIAJG, um espaço onde se inauguram novas exposições, terminando as atividades deste sábado preenchido ao som de Plantasia, de Bruno Pernadas e Moullinex.

Na manhã de domingo há atividades dedicadas às famílias com uma nova sessão da oficina de imagem e representação, Atlas Revisitado, na Sala da Máscaras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Às 11horas há nova visita a Caos e Ritmo, sendo que a 1.ª Edição do “Museu do Futuro” encerra com uma oficina de reciclagem de plástico, da responsabilidade da Precious Plastic.