PUB
Município e Hospital de Guimarães promoveram a prevenção da saúde mental na infância
Município e Hospital de Guimarães promoveram a prevenção da saúde mental na infância
Quarta-feira, Janeiro 22, 2020

A Câmara Municipal de Guimarães e o Hospital Senhora da Oliveira realizaram uma iniciativa dirigida à primeira infância com o intuito de promover a saúde mental. Este projeto dirige-se aos profissionais de educação de infância do concelho com o objetivo de alertar para os princípios de uma estratégia de prevenção eficaz e identificação precoce de problemas em crianças e jovens com sinais de patologias psiquiátricas.

Adelina Pinto, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, referiu que “a prevenção das doenças mentais tem evidência da sua eficácia, mas necessita de mais ação”, por isso, sustenta que “este é um trabalho crucial a desenvolver no contexto do pré-escolar, numa altura em que as crianças desenvolvem a sua autonomia, onde começam a ser definidas regras e importa sinalizar o quanto antes as problemáticas que interferem no desenvolvimento global”.

Já Virgínia Rocha, em representação do Hospital de Guimarães, defendeu que “a prevenção e a identificação precoce de patologias psiquiátricas nestas idades é de enorme mais valia em termos sociais e económicos”.

Com o nome “Primeira Infância e saúde mental”, este projeto está a ser implementado de forma interdisciplinar em parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Hospital Senhora da Oliveira.