PUB
Município atribuiu mais de 1,5milhões de euros às IPSS
Município atribuiu mais de 1,5milhões de euros às IPSS
Bruno José Ferreira
Terça-feira, Julho 21, 2020

O executivo municipal deliberou esta segunda-feira, em reunião de câmara, a atribuição de mais de 1,5milhões de euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), num apoio que chegará a mais de uma centena de instituições.

A assinatura dos protocolos será feita esta quarta-feira, sendo que a vereador Paula Oliveira ressalvou que esta é “uma aposta da coesão social do território”, admitindo, ainda assim, que não resolve tudo.

Num contexto como o que atravessamos, muitas das instituições beneficiadas revestiram-se de crucial importância. “Num contexto de pandemia, nomeadamente na rede de emergência, fez-se a diferença no combate às desigualdades e também nas respostas imediatas aos nossos cidadãos”, atirou.

De entre as várias entidades, o município registou mais de uma centena de candidaturas a estes apoios. “Atendendo aos critérios e regulamento, e à situação atual, tivemos 101 entidades, o maior número IPSS, que apresentaram candidaturas para este ano. Temos diferentes tipos de necessidades, aquelas que têm já obras no terreno, que é necessário atender e colaborar na realização destas obras para uma melhor resposta a todos”, frisou.

Esta verba acresce a 70mil euros que já tinham sido deliberados anteriormente para a aquisição de equipamentos de proteção individual, necessários nas IPSS, uma vez que “a pandemia veio alterar o dia-a-dia das IPSS e provocar estas necessidades”.