PUB
Ministro das Infraestruturas oficializa concessão de ecovia
Sexta-feira, Março 17, 2017

Foi oficializado esta tarde,16, o contrato de concessão do espaço canal do tramo desativado da Linha de Guimarães para a construção da Ecovia, assinado entre a Câmara e a Infraestruturas de Portugal.

O evento contou com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que está num périplo pelo norte do país.

Para o presidente da Câmara, trata-se de “um investimento muito importante para Guimarães”, que serve para cumprir o “desígnio para Capital Verde Europeia”, fazendo do concelho “uma referência para a região norte e para outros territórios”. Domingos Bragança agradeceu ao ministro por ter acolhido a ideia e Pedro Marques notou que o aproveitamento do “potencial da ferrovia” para a ecovia é uma forma de “renovação urbana do concelho”.

O ministro destacou ainda o facto de Guimarães ter captado o investimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, no valor de 18,5 milhões de euros, sublinhando que Guimarães foi “capaz de se reinventar ao longo dos anos”. “Guimarães ambiciona estar sempre à frente do tempo” e deixou um indicador de esperança para o sector dizendo que “as encomendas de engenharia aumentaram, em termos homólogos, 140%”.