PUB
Milhares de alunos preparam regresso às aulas (texto atualizado)
Milhares de alunos preparam regresso às aulas (texto atualizado)
Manuel Silva
Sexta-feira, Setembro 8, 2017

Os Agrupamentos de Escolas das Taipas, Ponte e Briteiros, bem como, a Escola Secundária das Taipas, já preparam a receção a milhares de alunos desde o ensino pré-escolar, ao secundário.

No Agrupamento de Escolas das Taipas, o funcionamento do ano letivo 2017-2018 tem sido rodeado de enorme expectativa, quer por parte dos alunos, quer dos encarregados de educação, por força da construção da nova escola sede que obrigará a uma redistribuição dos alunos por três estabelecimentos de ensino diferentes.

Como já será conhecido pela esmagadora maioria dos encarregados de educação, os alunos dos 5º e 6º ano vão ser acolhidos na Escola Secundária das Taipas, os do 7º e 8º, na Escola Básica de Agrolongo, em S. Lourenço de Sande e os do 9º ano, na Escola da Igreja, em S. Martinho de Sande.

O dia de hoje, 8 de setembro, é dedicado a reuniões com os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, às 18.30 horas, nos respetivos estabelecimentos escolares.

Na próxima semana, o dia 13 de setembro, será de receção e início das atividades letivas para o 1º ciclo e pré-escolar. Nesse mesmo dia, na Escola Secundária, há receção aos alunos do 5º ano (9 horas) e do 6º ano (14.30 horas). Em S. Lourenço e S. Martinho de Sande, a receção aos alunos do 7º e 8º anos e 9º ano, respetivamente, acontece pelas 14.30 horas.

As aulas avançam em pleno, no cumprimento dos horários estabelecidos para cada turma, no dia 14 de setembro.

Relativamente à Escola Secundária das Taipas o início do novo ano letivo está agendado para 14 de setembro com o dia anterior a ser dedicado à receção dos alunos (10 horas – alunos dos Cursos Profissionais e 11 horas para os alunos do Ensino Regular).

No Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, a receção aos alunos do ensino pré-escolar realiza-se a 12 setembro e aos do 1º ciclo a 13 setembro.

Até lá, realizam-se reuniões com os encarregados educação nas Escolas básicas de Ponte (pré-escolar, dia 8 – 18.30 horas e 1º ciclo, dia 12 – 18.30 horas), Cerco do Paço (pré-escolar e 1º ciclo, dia 11 – 18.30 horas), Corvite (pré-escolar e 1º ciclo, dia 11 setembro – 19 horas). A Escola Básica de Deserto, em Santo Tirso de Prazins e a de Vila Nova de Sande já se realizaram as suas reuniões com os encarregados de educação.

Na escola sede do Agrupamento, a EB 2,3 de Ponte, os Cursos CEF, Profissionais (10º ano) e Vocacionais (12º ano) têm receção aos alunos e início das aulas agendadas para 11 de setembro. No dia 13 de setembro a receção aos alunos dos 5º e 9º anos realiza-se das 9.30 horas às 11.30 horas e dos 6º , 7º e 8º anos, das 14.30 horas às 16.30 horas. O início das aulas está previsto acontecer a 14 de setembro.

No Agrupamento de Escolas de Briteiros, as reuniões de Apresentação do Ano Letivo para os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, vão realizar-se a 11 de setembro, às 18 horas, em todas as Escolas Básicas. As aulas começam a 13 de setembro.

Quanto aos alunos do 2º e 3º Ciclo, a receção será no dia 12 de setembro, entre as 9.30 horas e as 12 horas, para os alunos do 5º ano. As atividades letivas iniciarão no dia 13 de setembro para todos os anos de escolaridade.