PUB
Máscaras de José de Guimarães, Nicolinos e Outra Voz em nova produção do Teatro Oficina
Máscaras de José de Guimarães, Nicolinos e Outra Voz em nova produção do Teatro Oficina
Sábado, Outubro 28, 2017

Estreia hoje, 28, e tem uma segunda apresentação amanhã, 29, a nova produção do Teatro Oficina, no CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, a partir das 21h30. “Auto das Máscaras” é um espetáculo de percurso e que se inspira nas máscaras de José de Guimarães, em que os Velhos Nicolinos e a Outra Voz são protagonistas. 

No programa “Razão de Ser”, da Antena 3, João Pedro Vaz, explicou que se trata de “um espetáculo em percurso: as pessoas que chegarem à Plataforma das Artes, logo à entrada do CIAJG, vão aperceber-se de um ambiente que está modificado pelos intérpretes”. O Auto das Máscaras convida a andar pelas salas e será usada uma parte do percurso da exposição das máscaras de José de Guimarães, que João Pedro Vaz considera “um tesouro em Guimarães”.

O Auto das Máscaras é uma espécie de “ritual de inverno”. “É pessoal mas há ali citações de outro tipo de ritual seja dos países de origem das máscaras – sobretudo de África e América Latina – mas também aos próprios rituais de Guimarães e há ali momentos em que a presença dos Velhos Nicolinos é mais do que evidente”. “Só eles podiam ser aqueles ‘mascarados desordeiros’, refere, destacando o cariz de “performance coletiva e comunitária em que o público acaba misturado com os próprios participantes. Destaque ainda para os farrapos de texto do Teixeira de Pascoaes, do “Verbo Escuro”.

Ainda há bilhetes disponíveis e custam cinco euros.