Marcelo Rebelo de Sousa nomeado Cidadão Honorário de Guimarães
Marcelo Rebelo de Sousa nomeado Cidadão Honorário de Guimarães
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Maio 22, 2019

Presidente da República receberá a mais alta condecoração do município de Guimarães durante as comemorações do dia 24 de Junho – Dia Um de Portugal.

Durante a última visita do Presidente da República, no passado dia 26 de março, o convite para presidir às comemorações do Dia Um de Portugal, a 24 de junho, já tinha sido lançado por Domingos Bragança.

Marcelo Rebelo de Sousa virá também receber a Medalha de Honra do Município, anunciou esta terça-feira, 21, a Câmara Municipal de Guimarães. Este é o mais alto galardão a conceder pelo município, que confere o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”.

A atribuição desta distinção foi feita por proposta direta do presidente da Câmara Municipal de Guimarães. O “papel importantíssimo enquanto Presidente da República, assim como o caráter humanista e de proximidade das populações” estão entre os argumentos justificativos para a entrega da Medalha de Honra.

Além do atual Chefe de Estado português serão também distinguidas quatro individualidades, a quem será entregue a Medalha de Mérito Municipal.

Francisca Abreu, antiga vereadora municipal da Cultura; Alexandra Gesta, arquiteta que esteve diretamente envolvida no processo do centro histórico pela UNESCO; Isabel Fernandes, diretora de vários equipamentos museológicos da cidade; e o escritor Carlos Poças Falcão, natural de Guimarães, são os quatro nomeados.