PUB
Marcações
Quinta-feira, Janeiro 4, 2007

As marcações são parte integrante dos processos e das acções defensivas, colectivas e/ou individuais. A existência de três tipos de marcações faz de si um dos aspectos interessantes do futebol.

O domínio das diversas marcações têm uma grande importância pois todas elas apresentam vantagens e desvantagens, dependendo da situação do jogo ou do nível dos atletas.

As marcações individuais permitem que um jogador modesto anule um jogador talentoso e desgaste física e psiquicamente o jogador sujeito a marcação. Os problemas surgem quando o adversário consegue ultrapassar o seu marcador directo, ficado sem marcação e originando desequilíbrios devido à inexistência de coberturas por parte dos companheiros de equipa. Outra dificuldade surge quando o adversário é muito móvel e varia bastante nas suas zonas de acção, o que obriga o jogador de marcação a acompanhá-lo e a perder as suas referências posicionais. A utilização deste tipo de marcações deve acontecer apenas em situações de bola parada junto a sua área.

Nas marcações homem a homem (HxH) cada jogador procura fazer uma marcação individual mas apenas na sua zona de acção. A sua execução não revela grandes problemas ao nível do entendimento colectivo nem provoca grande desgaste físico e psíquico aos atletas que fazem a marcação. Os tormentos ocorrem quando estão presentes numa zona do terreno mais do que um jogador atacante, ficando assim o jogador defensor em inferioridade numérica. Também há possibilidade dos jogadores atacantes jogarem nas zonas intermédias dos jogadores defensores, promovendo a hesitação entre eles na marcação. A maior parte das equipas joga com este tipo de marcações principalmente nos escalões de formação.

Tanto a marcação individual com a marcação HxH não são as mais eficazes, pois não há redução dos espaços do adversário e se não privilegia as acções de cobertura defensiva, em caso de falhas o perigo pode ser determinante.

No próximo número irei abordar a marcação à zona e enumerar algumas das suas vantagens e a sua complexidade de execução.