PUB
Mandamentos da serenidade
Segunda-feira, Junho 25, 2007

Em tempo de preparação ou realização de Testes ou Exames Escolares, para esta ou outras situações em que o stress nos invade mais facilmente, com votos do melhor sucesso possível, achámos por bem partilhar algumas orientações que possam ajudar na conquista de uma maior calma ou serenidade.

1. Hoje, apenas hoje… procurarei viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida, todos de uma vez.

2. Hoje, apenas hoje… terei o máximo de cuidado com o modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém; não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.

3. Hoje, apenas hoje… me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só na vida eterna, mas também neste mundo.

4. Hoje, apenas hoje… me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5. Hoje, apenas hoje… dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da alma.

6. Hoje, apenas hoje… praticarei uma boa acção sem contá-la a ninguém.

7. Hoje, apenas hoje… farei uma coisa que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

8. Hoje, apenas hoje… farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo o caso, vou fazê-lo. Proteger-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9. Hoje, apenas hoje… ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo que as circunstâncias manifestem o contrário.

10. Hoje, apenas hoje… não terei medo de nada; em particular, não terei medo de desfrutar do que é belo, e não terei de crer na bondade.

Papa João XXIII