PUB
Lenço dos Namorados inspira “Namoras comigo?”, livro de Catarina Saavedra
Lenço dos Namorados inspira “Namoras comigo?”, livro de Catarina Saavedra
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Fevereiro 12, 2018

A autora taipense apresentou o seu segundo livro infantil intitulado “Namoras comigo?”, onde, através de um amor correspondido, pretende sensibilizar crianças e adultos para uma das mais bonitas tradições minhotas – Os Lenços dos Namorados.

O livro, nas palavras de Catarina Saavedra, “descreve um amor correspondido da Maria e do Manel, vivido no coração do Minho, enraizado pelas tradições, muitas vezes pitorescas, do nosso património imaterial. A Maria e o Manel, nomes comummente utilizados no Minho, são os personagens desta história, escrita através de uma linguagem simples, em quadra, que pretende sensibilizar crianças e adultos para esta bonita e inspiradora tradição dos Lenços dos Namorados”.

Com origem no século XVIII, “Os Lenços dos Namorados”, assim conhecidos e divulgados, contam através da simplicidade das palavras os desígnios do coração. Geralmente bordados por raparigas simples, em panos de linho ou algodão, com cores alegres e símbolos de cariz amoroso, funcionavam como emissários do Amor. Depois de costurado e bordado, o lenço era entregue ao seu amado, muitas vezes em segredo, caso o usasse em público, significaria correspondência de sentimento e consequente início de namoro.

Catarina Saavedra espera, assim, que este seu livro contribua para o conhecimento e divulgação desta bonita história do nosso património imaterial: Os lenços dos namorados, comum a várias cidades minhotas: Braga, Vila Verde, Guimarães e Viana do Castelo.

Esta é a segunda aventura literária desta autora que nasceu, cresceu, estudou e vive em Caldas das Taipas nas Taipas. O primeiro livro que lançou foi “S. Geraldo e o Milagre da Fruta” editado pela Centro Atlântico.

O livro encontra-se à venda em Guimarães, Braga e Vila Verde. Nas Taipas pode ser adquirido no Quiosque Jardim, no Avô João e na Pastelaria Caneiros, que terá uma campanha promocional para o dia dos namorados. Também está colocado à venda online em www.bichobravo.com.