PUB
Junta de Freguesia assina protocolos com Taipas Turitermas e com ACES Alto Ave
Junta de Freguesia assina protocolos com Taipas Turitermas e com ACES Alto Ave
Manuel Silva
Quarta-feira, Dezembro 13, 2017

Os Programas de Vacinação Antipneumocócica + 65 e de Termalismo Sénior, ambos aprovados na última reunião ordinária do Executivo da Junta de Freguesia das Taipas, foram assinados esta terça-feira, 12 de dezembro, com as entidades envolvidas.

Duas das três medidas para a área da saúde para os primeiros cem dias de mandato, apresentadas pelo novo Executivo da Junta das Taipas, foram seladas ao final da tarde de ontem com Ricardo Costa, presidente da Direção da Taipas Turitermas e Novais de Carvalho, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Alto Ave.

O Executivo liderado por Luís Soares vai inscrever no próximo orçamento da Junta de Freguesia de Caldelas o montante de 1.500 euros para o Programa de Vacinação Antipneumocócica + 65. Um montante que Luís Soares considerou “humilde” mas que, segundo o mesmo, é “um sinal para a nossa comunidade de que estamos preocupados, não só com os seniores, mas com aquilo que pode transformar a vida dos nossos cidadãos. Quando a Junta de Freguesia investe 1500 euros na promoção da saúde pode significar a diferença entre viver e morrer. Portanto, todo o esforço, todo o orçamento, que possamos disponibilizar, no sentido de promover a saúde e no limite para aumentar a qualidade e esperança de vida dos nossos idosos, é dinheiro bem empregue”.

Esta medida visa comparticipar na totalidade (60 euros) a administração da vacina antipneumocócica a idosos com mais de 65 anos de idade, da freguesia de Caldelas e que sejam referenciados por insuficiência económica, pelos serviços sociais dos Centros de Saúde. Um apoio que, no limite, poderá ser usufruído por 25 idosos, num universo que, segundo Patrícia Correia, vogal da Junta de Freguesia com o pelouro da Saúde e Ação Social, será de cerca de 630 pessoas.

O presidente do Conselho Clínico e de Saúde, ACES Alto Ave, Novais Carvalho, referiu-se à importância e significado destas parcerias, que no seu entender, transmite às pessoas que “a comunidade das Taipas está atenta e preocupada com os idosos”.

Relativamente ao programa de Termalismo Sénior, o investimento da Junta de Caldelas é nulo e é também destinado a pessoas com mais de 65 anos. Do lado da Taipas Turitermas, ficará a totalidade dos encargos, pelos descontos proporcionados. A consulta inicial terá um custo de 25 euros, o valor da inscrição será oferecido na sua totalidade (28,50 euros) e os tratamentos prescritos terão um desconto de 50%. Esta situação é ainda cumulativa com a comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para tratamentos termais. Uma medida inscrita no Orçamento de Estado 2018 e que prevê o reembolso direto aos utentes do SNS de 98 euros por tratamentos termais prescritos.

Ricardo Costa, presidente da Direção da Taipas Turitermas referiu-se a esta medida como um primeiro passo “para alargar este protocolo a outras instituições e outras freguesias tendo como objetivo promover o termalismo e ir ao encontro daqueles que mais precisam”.

Artigos Relacionados