PUB
Em cada junta uma brigada verde e em cada munícipe um eco-cidadão
Em cada junta uma brigada verde e em cada munícipe um eco-cidadão
Domingo, Abril 23, 2017

Já existem em cerca de metade das freguesias do concelho – a de Brito é lançada hoje: o presidente da Câmara pediu que todas as juntas criassem a sua brigada verde. Durante a assinatura por parte de quase todos os presidentes de junta e de assembleia de freguesia da Declaração de Consenso Político, documento que integrará a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2020, pediu ainda que cada munícipe se tornasse num eco-cidadão.

Na data em que se assinalou o Dia Mundial da Terra, este sábado, 22, os responsáveis pelas juntas de freguesia de todo o concelho assinaram esta declaração conjunta que suporta a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. Na sua intervenção, Domingos Bragança enalteceu a criação das brigadas verdes – movimentos de voluntariado despoletados pelas juntas de freguesia que realizam acções de limpeza de terrenos e linhas de água do seu território – em quase metade das freguesias de Guimarães. Mas pediu mais: que cada freguesia tivesse a sua brigada verde. E afinou ainda mais o apelo ao pedir que cada munícipe se tornasse num eco-cidadão.

O presidente de Câmara prometeu investimentos em todo o concelho com destaque para a concessão de autocarros de responsabilidade municipal a ser exclusivamente eléctrico a partir de 2020. O tratamento de todas as linhas de água, a construção de percursos pedonais e cicláveis com a instalação de passadiços ao longo do rio Ave foram outras das medidas anunciadas.

José Cunha, presidente da junta de Gondar eleito pela CDU, afirmou o empenho pela defesa do ambiente da força política que representa e o comprometimento da sua freguesia para com esta causa, “com o envolvimento de um todo e de todos”. Já Bruno Fernandes, presidente da junta de S. Torcato, eleito pela Coligação Juntos por Guimarães, sublinhou a necessidade de reforçar as competências das freguesias no sentido de intensificar as acções de defesa do ambiente. Já Manuel Mendes, eleito pelo PS para Fermentões, foi ao encontro das declarações do edil ao enfatizar o trabalho das brigadas verdes, iniciativa que teve a sua estreia na junta de dirige.