Joaquim Lopes campeão nacional de triatlo cross de Veteranos II
Joaquim Lopes campeão nacional de triatlo cross de Veteranos II
DR
Quinta-feira, Agosto 24, 2017

O atleta taipense (à esquerda na foto) a representar o Boavista FC, conquistou pela primeira vez no seu escalão o título de campeão nacional de triatlo cross, nos Campeonatos Nacionais de Triatlo e Duatlo Cross, realizados entre 19 e 20 de agosto, em Penafiel.

Joaquim Lopes (à esquerda na foto) não escondeu a sua enorme alegria pelo feito alcançado: “Era uma das provas mais aguardadas do ano, onde eu tinha como grande objetivo a subida ao pódio no meu escalão. Tive uma preparação completa e sem percalços, foi com enorme satisfação que tudo saiu dentro das expectativas, sagrando-me pela primeira vez campeão nacional de triatlo cross em veteranos II”.

No sábado, a Praia de Luzim foi o ponto de partida deste Nacional de Triatlo, prova a disputar na distância sprint (750m natação + 20km BTT + 5km de corrida). Joaquim Lopes, que viria a terminar com o tempo de 01:49:44h (9º lugar absoluto), comandou um grupo de atletas das Taipas que integram a equipa do Boavista FC. Com os resultados de Dionísio Silva, 16º lugar da geral absoluta, Guilherme Romano, 25º lugar (4º lugar em Veteranos III), o Boavista FC TRI conquistou o 2º lugar na classificação coletiva, em provas de cariz nacional.

No dia seguinte, 20 de Agosto, foi a vez do Nacional de Duatlo Cross, que se realizou também em Penafiel. A prova foi constituída por 5km de corrida, seguidos de 24,5km de BTT e terminava com 2,5km de corrida.
Naturalmente que o esforço e desgaste do dia anterior se fizeram sentir e Joaquim Lopes (01:49:17h), apesar de ter “andado nos limites”, como referiu, não foi capaz de obter o mesmo rendimento, tendo de qualquer forma obtido o título de vice-campeão nacional de duatlo cross em veteranos II, sendo o único atleta do seu escalão a realizar dois pódios em dias consecutivos. Esta prova viria a ser ganha por António Sousa, da Associação Mouzinho Aventura, com o tempo de 01:46:31h. O terceiro lugar viria a ser alcançado por José Peixoto, da equipa AJAB Tabuaço.