PUB
Joaquim Castro recandidata-se à Junta de Freguesia de Sande S. Martinho
Joaquim Castro recandidata-se à Junta de Freguesia de Sande S. Martinho
DR
Segunda-feira, Fevereiro 20, 2017

Joaquim Castro prepara-se para apresentar uma nova candidatura a um terceiro mandato. Afirma que o facto de a sua candidatura à Junta de Freguesia de Sande S. Martinho ser acompanhada de uma candidatura à Câmara por parte de André Coelho Lima é “uma motivação acrescida”.

Depois de um primeiro mandato que classifica de “controverso e difícil, devido a uma herança de dívidas na tomada de posse”, Joaquim Castro refere que conseguiu ultrapassar essa situação e ainda, “desenvolver a freguesia”. Num segundo mandato “mais folgado” conseguiu atingir outras metas, “várias pavimentações, alguns miniparques de lazer e dinamização de várias atividades para a comunidade”. Prevê ainda em 2017 concretizar melhorias numa das ruas mais importantes da freguesia, a ligação entre a rua do Burgão e a rua do Bacelo, numa extensão de quase dois quilómetros que será “repavimentada e que vai receber saneamento em toda a extensão”.

No seu programa eleitoral, Joaquim Castro aponta como “um sonho para a freguesia” a construção de um Museu Municipal das Cutelarias: “Em Sande S. Martinho existe um edifício que foi construído de raiz há mais de 100 anos, onde funcionou uma cutelaria que pretendo recuperar. É o meu maior projeto e o meu maior sonho, sendo eu filho de cutileiro e com uma infância ligada a essa área. Apresentei à Câmara Municipal um projeto que passaria pela compra desse edifício e aí construirmos o Museu Municipal das Cutelarias. Há o interesse de várias empresas, há parcerias com colecionadores, mas ainda não tive o aval da Câmara”, defendendo que este “é um projeto que representa o concelho”.

Joaquim Castro confessa que “um presidente de junta em oito anos consegue mostrar o que vale e o que sabe” e que este avanço para um terceiro mandato teve muito a ver com a “consideração, o respeito e a amizade que tenho por André Coelho Lima”, a quem reconhece “transparência e competência”.