PUB
IPCA vai instalar laboratório dedicado à mecânica e robótica
IPCA vai instalar laboratório dedicado à mecânica e robótica
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Abril 23, 2018

Novo equipamento, a instalar no campus do IPCA, em Barcelos, deverá estar concluído ainda no decorrer de 2018. O Mechatronics Factory Lab será destinado ao ensino ensino teórico-prático nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) irá construir, no seu campus de Barcelos, uma nova unidade dedicada às áreas da da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.

No novo edifício ficará instalado o denominado Mechatronics Factory Lab – um laboratório industrial para a formação em contexto prático e conceção e desenvolvimento.

Inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apresentará um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição das suas áreas.

O M-Factory Lab será um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a industria 4.0 com uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da BOSCH, recorrendo ao conceito connected repair. Esta estrutura acolherá estudantes em estágio curricular inserido em programas que o IPCA desenvolve com empresas protocoladas.

O edifício a construir em Barcelos, ocupará uma área de 644 metros quadrados e estará equipado com sistemas de otimização energética, principalmente ao nível da climatização e da iluminação.

A empreitada, orçada em cerca de 800 mil euros, deverá ter início em breve, esperando-se a sua conclusão ainda no decorrer do ano de 2018.

Maria José Fernandes, a presidente do IPCA, na altura da assinatura no contrato de adjudicação referiu que esta será a primeira obra que acompanhará no seu mandado como presidente da instituição e que a mesma virá “colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada”.