PUB
Investigação de Miguel Oliveira é das mais referenciadas na área da regeneração da cartilagem
Investigação de Miguel Oliveira é das mais referenciadas na área da regeneração da cartilagem
Domingo, Julho 23, 2017

Artigo de 2006 publicado pelo investigador do Grupo 3B está na lista dos trabalhos com mais referências em artigos de outros investigadores. Estudo listou as 50 publicações sobre regeneração da cartilagem com mais citações.

Trabalho de investigação de uma equipa de cientistas, liderado por Miguel Oliveira, está na lista dos 50 artigos mais citados na área da regeneração da cartilagem. O trabalho publicado pela equipa do Grupo 3B na revista Biomaterials teve 204 referências noutros artigos.

As citações de trabalhos científicos publicados são uma forma de perceber a importância que os resultados obtidos numa dada investigação têm nos trabalhos desenvolvidos por outros investigadores, que depois também merecem publicações em jornais científicos da especialidade.

No caso deste trabalho de bibliometria, procurou saber-se quais os trabalhos com mais referências na área da regeneração da cartilagem, uma área de investigação relativamente recente, dentro da ortopedia. Para tal recorreu-se a um agregador (The Web of Science) de compila informação sobre os artigos científicos desde 1956.

A pesquisa pelo termo “cartilage regeneration” devolveu um total de 4063 trabalhos, sendo que o trabalho de Miguel Oliveira, em co-autoria com outros investigadores, é um dos que tem maior número de referências, ocupando a 49.ª posição, com 204 referências, sendo ainda o único português que surge na lista. O trabalho com mais referências teve 1287.

O artigo “Novel hydroxyapatite/chitosan bilayered scaffold for osteochondral tissue-engineering applications: scaffold design and its performance when seeded with goat bone marrow stromal cells” foi publicado em 2006 no jornal Biomaterials, que é também a publicação onde estão outros seis dos artigos mais citados.