PUB
Instituto 3B’s encerrado devido a derrame de substância tóxica
Instituto 3B’s encerrado devido a derrame de substância tóxica
Bruno José Ferreira
Sexta-feira, Fevereiro 7, 2020

O Instituto de Investigação 3B’s, situado no Avepark, encontra-se encerrado devido ao derrame de um material perigoso. O edifício teve de ser evacuado e permanecerá encerrado durante esta sexta-feira.

O alerta foi dado pouco depois das 7horas por investigadores que começaram a sentir sintomas anormais. Os Bombeiros Voluntários das Taipas mobilizaram para o local sete elementos e duas viaturas, fazendo o despiste inicial com recurso a um detetor de gás às pessoas que inalaram ar exposto ao referido material.

Ainda assim, por precaução, os investigadores que estiveram no interior edifício foram encaminhados para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. O vigilante que esteve nas instalações no período noturno foi também aconselhado a dirigir-se ao hospital.

O material derramado trata-se de FENOL, «um líquido tóxico perigoso», apurou o Reflexo no local. A garrafa de FENOL foi retirada do edifício pelos Bombeiros das Taipas, começando de imediato a ser feita a ventilação das instalações. Os trabalhos de extração deram-se com vários utilizadores do edifício na parte exterior.

Elementos dos bombeiros entraram várias vezes no local, devidamente equipados com proteções e aparelhos respiratórios isolantes suportados por garrafas de oxigénio, para retirar bens do interior do edifício, nomeadamente computadores.

Durante esta sexta-feira o referido instituto de investigação científica estará fora de funcionamento.

Fotos através desta ligação.