PUB
Iniciativas da CEC 2012 até ao próximo fim-de-semana
Segunda-feira, Maio 14, 2012

Quse três dezenas de iniciativas no âmbito da CEC 2012 animam Guimarães e algumas freguesias do concelho durante esta semana.

Cinema Experimental: A Favor da Claridade

14 de Maio (segunda-feira), às 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

Integrado no projecto Frame Art a Realizadora Teresa Villaverde apresenta um filme sobre um artista, no sentido de tentar perceber como é que ele pensa, como é que ele cria as suas coisas.

 

Concerto: Eleanor Friedberger

5 de Maio (terça-feira), às 21h30 no Centro Cultural Vila Flor

Depois de 11 anos com os The Fiery Furnaces (banda que formou com o irmão, Matthew Friedberger), Eleanor aventura-se a solo. Em Guimarães 2012, Eleanor Friedberger apresenta o álbum de estreia, Last Summer, com músicas feitas de memórias com futuro, ao estilo do amor cinemático de Woody Allen.

 

Conferência: O Religioso em Guimarães – Memória e Identidade

15 de Maio (terça-feira), pelas 11h00 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães

Trata-se de uma iniciativa que visa inventariar a herança patrimonial mais relevante das Igrejas da cidade, identificar os seus recursos, qualificar os suportes de informação turística para visita e divulgação, organizar a sua visita e divulgar, e comercializar, Guimarães como destino turístico cultural e religioso.

 

Ciclo: Cinema Experimental Holandês

Dias 15 a 17 de Maio (terça-feira a quinta-feira) pelas 21h30 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

São apresentadas três sessões, duas com exibição de obras e outra, 16 de Maio, com performance, tendo como pano de fundo obras cinematográficas executados por pai e filho que sempre trabalharam em conjunto, Paul e Menno de Nooijer da Holanda.

 

Projecto: Culturas Ditas

Dia 16 de Maio (quarta-feira) das 18h30 às 21h30 na Escola Secundária Francisco de Holanda

O projecto Culturas Ditas, projecto de capacitação destinado a professores, educadores e técnicos de equipamentos socioculturais, pretende reflectir sobre a diversidade dos patrimónios humanos em que se inscrevem as estruturas educativas.

 

Performance: City Maquette

Dias 16 e 17 de Maio (quarta-feira e quinta-feira) pelas 21h30 no Centro Cultural Vila Flor

Um espectáculo criado a partir da cidade de Guimarães, com a participação dos vimaranenses, que pretende abordar a cidade de diferentes perspectivas, de forma a contar a sua história, a expô-la e a monitorizá-la. Uma leitura coreográfica da cidade que confronta o corpo performativo e o corpo urbano e social.

 

Teatro: As Aventuras e desventuras do Gato das Botas

17 de Maio (quinta-feira), às 10h30 e 14h30 no Auditório da Universidade do Minho

Esta peça emana da fusão entre a expressão “Guimarães esfola gatos e mata cães” que faz alusão às indústrias de curtumes e cutelarias, e a conhecida obra “O gato das botas”.

 

Teatro: As Vizinhas

17 de Maio (quinta-feira) pelas 21h30 no Auditório do Patronato da Oliveira

Peça que faz parte do nosso imaginário e baseada na vida quotidiana das pessoas. Aqui as pessoas interagem solidariamente com canções e danças populares num convívio sadio próprio do povo português.

 

Masterclass: Media Desk

17 de Maio (quinta-feira), às 16h00 no Palácio Vila Flor

Sessão de informação relativa aos programas MEDIA, Eurimages e Ibermedia com Nuno Fonseca e Manuel Claro. Esta sessão tem como objectivo dar a conhecer, com detalhe, os programas de financiamento ao sector do Cinema e do Audiovisual bem como proporcionar a oportunidade a todos os interessados de conhecerem os representantes destas iniciativas no nosso país.

 

Conferência: Da Cidade ao Urbano – Encontros com o ideário de Nuno Portas

18 de Maio (sexta-feira) das 9h00 às 19h00 na Escola de Arte e Arquitectura da Universidade do Minho

Conferência organizada por Nuno Grande, Marta Labastida, Pedro Bandeira e Vicenzo Riso que aborda o debate da reabilitação dos centros urbanos, os grandes projectos, o povoamento disperso e as novas escalas da cidade território.

 

Teatro: Fios de Terra

18 de Maio (sexta-feira), às 21h30 na Casa do Povo de Briteiros

Quando as rugas abrem socalcos no rosto do homem, ele abre as mãos e encontra memórias no peito. Peça que mostra como se tece a História.

 

Teatro: Os Lusíadas

18 de Maio (sexta-feira) a partir das 21h30 no Auditório do Centro Paroquial de Pevidém

António Fonseca apresenta, num conjunto de acções em espaços disseminados pelo concelho, a sua própria e muito especial antologia desta obra maior da literatura portuguesa

 

Música: Urban Trends – Ryan Davis

18 de Maio (sexta-feira) pelas 23h30 no Projeto by El Rock

A edição do mês de Maio incide sobre o território germânico e sobre a cena berlinense. Desde a sua estreia em 2006 que Ryan Davis tem tido uma ascensão gradual na cena electrónica mundial. Mais um nome de topo internacional que visita Guimarães.

 

Desfile: Pop Arte – Desfile do trajo popular português

19 de Maio (sábado), às 21h30 no Largo do Toural

O desfile conta com a participação de cerca de 1000 figurantes, representantes de grupos de folclore de todo o país. O espectáculo conta ainda com uma tocata de 50 músicos vimaranenses e com cenários digitais a invadir as fachadas do Toural, num trabalho de autoria de João Martinho Moura.

 

Teatro: Aconteceu tudo tão rápido

19 de Maio (sábado) pelas 21h30 no Centro Social de Vila Nova de Sande

Uma visão trágica e cómica da vida e da morte, do terreno e do etéreo, é a proposta destas personagens que só aqui se apercebem que “aconteceu tudo tão rápido”.

 

G Sessions: 16º Aniversário Garagem

19 de Maio (sábado) a partir das 23h30 no CAE São Mamede

Passaram 16 anos desde que a Garagem imprimiu o seu cunho na cultura portuguesa. Para comemorar, a Garagem reuniu vários eventos que representam a empresa; concertos punk/rock, conferências, workshop de fotografia, e a pré-apresentação do LP de uma banda de rock consagrada internacionalmente.

 

Workshop: Sprint de Instalações luminosas

Dias 19 e 20 de Maio (sábado e domingo) das 10h00 às 20h00 no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA)

Este sprint tem como objectivo criar uma instalação interactiva que use a luz como meio de expressão. Serão utilizadas como referências várias obras de Light Art (Arte de Luz) – uma prática artística contemporânea reconhecida

 

Conferência: História do Futuro

19 de Maio (sábado), às 15h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda

Em conjunto com a Maribor 2012, o projecto procura descobrir o que escrevem e pensam os jovens das duas Capitais Europeias da Cultura. Os textos serão publicados em «Uma História do Futuro – Jovens de Maribor e Guimarães imaginam o porvir».

 

Oficina: Laboratório de Novos Media

Dias 19 e 20 de Maio (sábado e domingo) das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30 no Centro Cultural Vila Flor

Maria Manuela Lopes propõe neste laboratório de criação e formação para jovens, uma abordagem aos Novos Media, explorando a fronteira entre artes, ciência e tecnologia através de temas recorrentes na sua própria prática autoral como consciência, memória e identidade.

 

Oficina: Ninhos do Corpo

Dias 19 e 20 de Maio (sábado e domingo) às 10h00 e 11h30 no Centro Cultural Vila Flor

Pequenos e graúdos a experimentar pequenos momentos artísticos e sensoriais na oficina “Ninho do Corpo”. Esta iniciativa integrada no projecto “Ninhos” – dividido em quatro vertentes “Ninho de Sons”, Ninho do Corpo”, “Ninho de Objectos” e “Ninho de Cores”.

 

Música: Um Zero Amarelo

19 de Maio (sábado) às 23h30 no Espaço On.Off

Nascidos de um trio de amigos, os Um Zero Amarelo conquistar um estatuto próprio. A forte componente emotiva dos seus temas permite-lhes transmitir as suas visões de um modo muito próprio que os distancia de qualquer convenção Sonora.

 

Música: Emerson String Quartet

19 de Maio (sábado) às 22h00 no Centro Cultural Vila Flor

Um dos mais aclamados quartetos do mundo apresenta-se em Guimarães para nos dar a ouvir o seu repertório mais emblemático. Mais de 30 anos de carreira, outros tantos discos gravados e nove Grammys pelo melhor álbum de repertório clássico tornam este ensemble incontornável na história dos grandes agrupamentos musicais.

 

Oficina: Academia Krisis

20 de Maio (domingo) pelas 14h00 na Escola Secundária Francisco de Holanda

Através do movimento, da harmonia, da coordenação física, entre outros, a Academia Krisis pretende envolver a comunidade e transformar vários grupos num elenco participativo com relações entre si.

 

Concerto: Batuta – Bandos de Pios

20 de Maio (domingo) pelas 17h00 no Espaço On.Off

A performance decorre de um processo de residência artística que consistiu na construção colectiva de objectos audio-visuais e plásticos relacionados com a ideia de composição como “escola da escolha” ou “formação da decisão”