PUB
Incêndio no centro da cidade de Guimarães obriga a evacuar 150 moradores
Incêndio no centro da cidade de Guimarães obriga a evacuar 150 moradores
Quinta-feira, Janeiro 12, 2017

Foco de incêndio deflagrou numa garagem dos prédio de habitação existentes junto à escola EB 2,3 Egas Moniz. Houve necessidade de prestar assistência a duas pessoas. Edifício requer monitorização.

Um incêndio na rua Comandante José de Pina, contígua à rua D. João IV, no centro da cidade, obrigou à evacuação de 150 moradores. A ocorrência aconteceu, na madrugada de quinta-feira, 12, às 4.07 horas, na garagem de um dos prédios. O fogo ficou circunscrito apenas a esse compartimento e os 100 apartamentos não foram afetados pelas chamas.

Segundo informações avançadas pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG), o incêndio entrou em fase de rescaldo pelas 6.40 horas. Para o local foram mobilizados 35 operacionais dos BVG e 10 viaturas (de apoio, combate e ambulâncias). Um dos bombeiros ficou ferido numa mão e foi encaminhado para o Hospital Senhora da Oliveira. No local, duas pessoas tiveram que ser assistidas.

As chamas começaram numa garagem do bloco de apartamentos, nas imediações da Escola EB 2,3 Egas Moniz, que conta com seis prédios de quatro andares cada com frente e trás. O fogo não chegou às casas, que foram afetadas apenas pelo fumo.

Durante a ocorrência, os moradores do bloco de prédios afetado foram abrigados no Centro Comercial Vila (CCV). À comunicação social, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança assinalou “a pronta intervenção das autoridades” e a disponibilidade do CCV em acolher os moradores. “Quando todos ajudam, tudo termina bem”, resumiu.

Entretanto a PSP tomou conta da ocorrência e a Polícia Judiciária está a investigar o caso. A vistoria ao local determinou que o teto da garagem tem que ser reforçado devido à carga térmica provocada pelas chamas do incêndio. Os técnicos da Câmara Municipal determinaram ainda a necessidade de realizar uma observação mais detalhada com sistema eléctrico do edifício.