A inauguração dos campos de ténis das Taipas em 1948
Quinta-feira, Março 30, 2017

Em julho de 1948, a Junta de Turismo da Estância Termal de Caldas das Taipas inaugurava os primeiros campos de ténis do concelho de Guimarães. A inauguração integrou-se numa festa desportiva, que se realizou no Parque da Junta de Turismo da Estância Termal das Taipas. Do programa constou um jogo de Hóquei em Patins entre o Académico Futel Club e o Estrela e Vigorosa Sport, ambos da cidade do Porto, e a inauguração dos dois campos de ténis, considerados pela imprensa regional da época, os melhores do norte de Portugal. Esta comitiva desportiva foi recebida na sede de Junta de Turismo pelo presidente da mesma, o Sr. José Francisco Rosas Guimarães e pelo Sr. Alfredo Leal, um dos organizadores do festival desportivo. De seguida, os desportistas visitaram os estabelecimentos termais, sendo recebidos pelo Sr. José de Oliveira, Presidente da Junta de freguesia de Caldelas e diretor da Empresa Termal das Taipas S.A.R.L., concessionária das águas termais. No Hotel das Termas, propriedade da Empresa Termal, foram acolhidos pelo Sr. Custódio de Oliveira, gerente desta unidade hoteleira.

Pelas 17h00, no ringue de patinagem do Parque (inaugurado em 1938) realizou-se o jogo de hóquei em patins pelas duas equipas da cidade do Porto, tendo o Académico Futebol Club vencido a “Taça Turismo” com o resultado de 6/3. Depois procedeu-se ao momento alto do dia, com a inauguração dos dois campos de ténis. Os tenistas José Roquete, Norte e Costa, Francisco Matos e Manuel Nicolau de Almeida fizeram uma exibição em singulares e pares. O atleta José Roquete, campeão nacional na modalidade, venceu a Taça “Inauguração da Junta de Turismo”, e Vasco Norte e Costa e Manuel Nicolau de Almeida a Taça “Câmara Municipal de Guimarães”.

No final, no Hotel das Termas, foi servido um jantar a todas as entidades oficiais e aos desportistas. A série de brindes foi iniciada pelo Sr. Rosas Guimarães, Presidente da Junta de Turismo, que felicitou as duas equipas de hóquei em patins e aos tenistas pelas suas magníficas exibições. O tenista Norte e Costa e os restantes desportistas agradeceram e puseram em destaque a Junta de Turismo das Taipas, por possuir um magnífico ringue de patinagem e dois campos de ténis em terra batida, que muito valorizam as Taipas como terra de turismo e centro desportivo.

Com a abertura destes dois campos de ténis há 69 anos, a que podemos juntar o ringue de patinagem (palco dos jogos do “Turismo-Hoquei Clube de Caldas das Taipas”) e com a inaguração da piscina em 1950, esta vila termal transformou-se na década de 50 do século XX, num importante e dinâmico centro turístico e desportivo no norte de Portugal.

A 4 de março de 1994, é criado o Clube de Ténis das Taipas, por um grupo de taipenses dedicados a esta modalidade, que tem dinamizado e valorizado o ténis no aglomerado urbano de Caldas das Taipas e nas freguesias circunvizinhas.