PUB
Herdmar “orgulhosa” com obtenção de certificação organizacional e ambiental
Herdmar “orgulhosa” com obtenção de certificação organizacional e ambiental
Arquivo
Quarta-feira, Novembro 11, 2020

A Herdmar obteve recentemente as certificações ISO 9001 e ISO 14001, sendo a primeira empresa portuguesa de cutelaria de mesa com estas certificações, e uma das poucas a nível mundial, segundo a própria empresa de cutelaria.

Estas duas certificações conferem à Herdmar competências reconhecidas a nível internacional no âmbito dos sistemas de gestão e organização de qualidade (ISO 9001) e também no sistema de gestão ambiental (ISO 14001).

Fernando Castro, responsável de marketing da Herdmar, refere em declarações ao Reflexo que estas certificações são “motivo de orgulho” e, ao mesmo tempo, uma “mais-valia para o futuro” da empresa.

“Significa uma garantia de uniformidade de processos, de que estamos  a cumprir com as normas internacionais a nível e gestão da qualidade e com as preocupações ambientais, porque foi implementado um sistema de gestão quer para a qualidade quer para o ambiente que obedecem a determinados parâmetros que nos dão garantia de um serviço e de um produto melhor para quem nos procura”, explica.

Revelando que este processo estava a ser desenvolvido há dois anos, Fernando Castro admite que as referidas certificações provocaram algumas alterações na empresa.

“Para uma empresa com a nossa dimensão ajudou-nos a alterar imensas coisas e outros processos que já existiam e que não estavam certificados acabaram por ficar. Sendo uma empresa familiar, ao longo da história sempre abordamos as coisas sem grandes formalismos, mas acabamos por sentir essa necessidade e achamos que seria uma mais-valia para o futuro, de forma a que a organização seja melhor e esteja mais padronizada”, sublinha.

Fernando Castro dá como exemplo um cliente do Egito que há vários anos trabalha com a Herdmar que recentemente exigiu este tipo de certificações para poder fazer importações. Até por isso, a Herdmar acredita que está mais preparada para o futuro. “Percebemos que isso poderia começar a ser uma exigência comum a vários mercados internacionais, o que acabou por se revelar. Com estas certificações há uma maior facilidade de exportação, facilitando o processo”, aponta Fernando Castro.

Fundada em 1911, a Herdmar conta com mais de cem anos de existência e uma equipa de sensivelmente 130 colaboradores. Tem capacidade produtiva de mais de 100 mil peças por dia e está presente em 72 países.