PUB
Hastear de bandeiras celebra prioridades educativas do Agrupamento de Escolas de Briteiros.
Hastear de bandeiras celebra prioridades educativas do Agrupamento de Escolas de Briteiros.
DR
Sexta-feira, Dezembro 14, 2018

O Agrupamento de Escolas de Briteiros reuniu a sua comunidade educativa, entre 3 e 7 de dezembro, num conjunto de atividades inseridas na “Semana da Inclusão”.

Comemorou-se a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Agrupamento de Escolas de Briteiros dinamizou, entre os dias 3 e 7, um conjunto de atividades nas várias escolas do seu território educativo, inseridas na iniciativa “Semana da Inclusão”, promovida pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.

Nas salas de aula dos diferentes níveis de ensino foram introduzidas atividades de sensibilização, reflexão e consciencialização em torno da temática e princípios inerentes à Inclusão Educativa. Elevando-se esta como um dever e um direito de todos e para todos, foram hasteadas nas escolas do agrupamento Bandeiras da Inclusão, criadas pelos alunos e professores, simbolizando um dos princípios educativos centrais do Agrupamento de Escolas de Briteiros.

Na sede do agrupamento, foi hasteada a Bandeira da Inclusão no dia 7 de dezembro. O ato foi formalizado numa cerimónia que contou com momentos musicais e atuações artísticas dos alunos, na qual participou toda a comunidade educativa. Neste momento solene foi também hasteada a nona Bandeira Verde Eco-Escola atribuída ao agrupamento pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do trabalho desenvolvido no Projeto “Eco-Escolas” e a Bandeira/Selo Escola eTwinning, reconhecendo-se o envolvimento e a dedicação dos professores e alunos nos projetos desenvolvidos a nível nacional e europeu, sendo o Agrupamento de Escolas de Briteiros uma das cinco escolas do distrito de Braga galardoada com esta distinção.

A cerimónia do hastear destas bandeiras permitiu reunir toda a comunidade escolar dando-lhe a conhecer três dimensões prioritárias de intervenção do agrupamento: a educação inclusiva, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável; e a valorização da dimensão europeia da educação para  formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, prontos a intervir ativamente na sociedade.