PUB
Habemus Basílica!
Quinta-feira, Fevereiro 27, 2020

A partir desta quinta-feira, Guimarães passa a ter duas Basílicas! Por decisão do Papa Francisco, o Santuário de São Torcato é elevado à categoria de Basílica e o dia 27 de fevereiro passa a ser oficialmente “Dia de São Torcato”. Uma honra e uma dignidade.

Uma honra, pelo prestígio associado ao Decreto de Roma. E uma dignidade que intensifica o vínculo e a relação do Santo Padre com mais um templo de Guimarães, depois da Basílica de São Pedro (Toural) ter sido elevada a igual estatuto em… 1751!

Esta é, pois, uma distinção meritória para os vimaranenses, em especial para os torcatenses, mas também para quem contribuiu (e contribui) para a concretização de um objetivo e de um sonho há muito aguardado de um culto ininterrupto inspirado em 12 séculos.

O acontecimento fica gravado nas pedras da (agora) Basílica e o “Santo do Povo”, como é conhecido São Torcato, passa a ter outro esplendor no calendário litúrgico. “Um centro da religiosidade não só de Guimarães como do país”, como definiu na sessão solene o Presidente do Município, Domingos Bragança.

Um orgulho das gentes da Vila de São Torcato que o concelho de Guimarães partilha com fervor e entusiasmo. Um trabalho árduo e intenso de muitos, em especial da Irmandade de São Torcato, sob a égide de Paulo Novais, que escolheu Manuel Carvalho, José Manuel Teixeira, Ricardo Faria, Manuel Silva, Miguel Rodrigues, Francisco Santos, Daniel Piairo e Rui Sousa para o acompanhar na Mesa Administrativa da Irmandade.

Uma alegria sem escala e um orgulho imenso “também para todos os fiéis e devotos de São Torcato espalhados por todo o mundo”, como disse o Presidente da Junta de Freguesia, Alberto Martins. A “responsabilidade aumenta”, lembrou o Arcebispo D. Jorge Ortiga, frisando que o objetivo não está cumprido e que a sua realização constitui somente um “ponto de partida para mais um conjunto de iniciativas”.

E já se trabalha a pensar no futuro e na preservação da religiosidade popular. Em parceria com a Casa da Memória e a “A Oficina”, está em curso um estudo técnico para integrar a Romaria Grande de São Torcato no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial da Direção Geral do Património Cultural. A investigação está feita. Segue-se a redação do texto. E, depois, a missão de colocar o certame no roteiro das grandes romarias.

O dia 27 de fevereiro, convencionado pela “Feira dos 27”, ficou hoje ainda marcado pela inauguração de um elevador que permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder ao Santuário, a novel Basílica. O mesmo solo onde há 1301 anos, em 719, o Arcebispo Torcato Félix foi martirizado com mais… 27 companheiros. E cujo corpo foi encontrado mais tarde, mantendo-se incorrupto até hoje.

Na altura, não havia água para o lavar. A história diz-nos que, milagrosamente, brotou uma fonte, que ainda hoje jorra abundantemente, cuja água é conhecida pelo seu teor medicinal. Nascia ali a Fonte de São Torcato. Ou a Fonte do Santo. E uma longa tradição de um culto que ainda hoje preservamos…