PUB
Gunter Pauli discutiu desenvolvimento económico com empresários vimaranenses no Avepark
Gunter Pauli discutiu desenvolvimento económico com empresários vimaranenses no Avepark
DR
Quinta-feira, Outubro 22, 2020

Um dos maiores especialistas mundiais em projetos de economia circular esteve esta quarta-feira no Avepark. Gunter Pauli abordou o paradigma de desenvolvimento económico com empresários vimaranenses, propondo a criação daquilo a que chamou a Fábrica do Futuro.

Esta Fábrica do Futuro é vista “um exemplo do potencial transformador benigno dos territórios em termos naturais, bem como dos seus atores industriais e económicos”, de acordo com a ideologia do empresário belga.

Pauli esteve acompanhado por Ricardo Costa, vereador municipal da Divisão do Desenvolvimento Económico, que defendeu que “a política tem de estar à frente do seu tempo” por forma a “aproveitar as mudanças que se avizinham”; algo que acredita que está a acontecer em Guimarães com o “projeto de diagnóstico i9in que está a ser realizado com os centros de conhecimento e as empresas”.

Já Gunter Pauli expressou a ideia que “toda a indústria tem futuro desde que se pense que tem futuro”, destacando que este tem de ser “o ponto de partida”. Entre algumas exposições e exemplos evidenciados, realçou o biomimetismo “como área da ciência que deve ser aplicada ao desenvolvimento económico”.

Desafiar a academia e potenciar as incubadoras de empresas foi uma das considerações de Ricardo Costa nesta sessão que teve lugar no Parque de Ciência e Tecnologia Avepark.