PUB
Guimarães vai implementar Taxa Municipal Turística
Guimarães vai implementar Taxa Municipal Turística
Alfredo Oliveira
Sexta-feira, Março 29, 2019

O executivo vimaranense aprovou por maioria a abertura do procedimento que levará à criação de um regulamento municipal que conduzirá ao estabelecimento da Taxa Municipal Turística no município de Guimarães. A oposição votou contra.

Ricardo Araújo, vereador do PSD, justificou a posição contrária a esta iniciativa por parte dos vereadores eleitos pela coligação Juntos por Guimarães, por entender que Guimarães ainda não está numa fase em que seja “prioritário criar mais regras”, nem existe um turismo de massas que justifique esta medida. O vereador social-democrata defende que o executivo deveria ter apresentado um enquadramento do turismo em Guimarães que justifique a introdução desta taxa. Guimarães deveria centrar-se “na captação de mais turismo e de mais turistas”, afirmou Ricardo Araújo, manifestando ainda algumas preocupações sobre o reflexo que esta taxa possa ter no turismo da faixa etária mais jovem, “os que mais viajam e os mais sensíveis às questões económicas”.

Domingos Bragança defendeu a introdução desta taxa para poder dar uma melhor resposta nas questões da “preservação dos monumentos”, dar uma melhor resposta na dinamização do “espaço público” e na “reabilitação do património”, acrescentando que “a taxa turística não afasta ninguém”.

O presidente da Câmara referiu, ainda, que esta taxa será implementada “em consonância com o município de Braga”.