PUB
Guimarães reforça liderança na classificação do Prémio ECOXXI
Guimarães reforça liderança na classificação do Prémio ECOXXI
Quinta-feira, Novembro 29, 2018

Concorrente pela quarta vez, o município de Guimarães conseguiu ficar entre os melhores classificados pelo segundo ano consecutivo, reforçando a marca que lhe conferiu a liderança nos dois últimos anos. Estiveram em concurso 50 municípios.

O município de Guimarães conseguiu a melhor marca no concurso ECOXXI 2018, promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, reforçando ainda o resultado de 86% obtido na edição do ano passado. As bandeiras verdes foram entregues durante a tarde de quinta-feira, 29 de novembro, em Estarreja.

Guimarães foi um dos 50 municípios que se candidataram à edição de 2018 do concurso, 47 das quais receberam a bandeira verde, por resultados superiores a 50%, nos critérios de avaliação definidos no âmbito do concurso.

São 21 os indicadores que são avaliados e estão relacionados com educação ambiental, cidadania e governança, promoção do desenvolvimento sustentável, qualidade da água, ordenamento do território e ambiente urbano e transparência, entre outros.

No grupo dos municípios com mais de 80% no índice de classificação estiveram Águeda, Alfândega da Fé, Loulé, Loures, Lousã e Pombal. A marca obtida por Guimarães foi de 88,8%, superando o resultado conseguido na edição de 2017, no qual Guimarães já tinha encabeçado a tabela classificativa.

Presente na cerimónia de entrega de prémios esteve a vereadora do Ambiente de Guimarães, Sofia Ferreira, que declarou ser este um “reconhecimento de um compromisso político, englobando toda a comunidade vimaranense. As questões voltadas para o ambiente e sustentabilidade, hoje em dia, fazem parte do quotidiano no nosso concelho”, referiu.